2º médio C - História - 2016
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Vídeos ano passado
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Aula dia 13/05/16:
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Apoio a Atividade Livre do 2º Bimestre.
Apresentação do Filme Germinal:
Baseado na obra máxima de Émile Zola, o filme retrata o processo de gestação e maturação de movimentos grevistas e de uma atitude mais ofensiva por parte dos trabalhadores das minas de carvão do século XIX na França em relação à exploração de seus patrões.
Trailer
ASSISTA ABAIXO, COMPLETO.
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VÍDEOS:
Revolução Industrial (documentário).
Revolução Industrial.
Paródia Revolução Industrial.
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Clique aqui, para conferir as Atividades
Livres dos alunos (1º Bim.).
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Correção de tarefa (pág. 315):
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21/03/16 - Correção de tarefa e matéria das avaliações:
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11/03/16 - Correção de tarefa:
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MAPA: 13 COLÔNIAS DA AMÉRICA DO NORTE
DOCUMENTÁRIO: AMÉRICA - A SAGA DOS EUA
07/03/16 - Correção de tarefa:
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22.02.16 - Correção de tarefa (pág.284):
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15.02.16 - Aula sobre Revolução Francesa:
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Paródia "Revolução Francesa".
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Aula dia 13/05/16:
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Apoio a Atividade Livre do 2º Bimestre.
Apresentação do Filme Germinal:
Baseado na obra máxima de Émile Zola, o filme retrata o processo de gestação e maturação de movimentos grevistas e de uma atitude mais ofensiva por parte dos trabalhadores das minas de carvão do século XIX na França em relação à exploração de seus patrões.
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PL 4330/2004 (Projeto de Lei sobre da terceirização.)
VÍDEOS:
Revolução Industrial (documentário).
Revolução Industrial.
Paródia Revolução Industrial.
Revolução Industrial (Pré-histórica).
Antes eu vivia no campo na tranquilidade
As coisas mudaram e eu vim para a cidade
A indústria era movida a vapor
Sempre pelo sangue e suor do trabalhador
Minério de ferro carvão mineral
Mão-de-obra e capital (x2)
Revolução industrial (x2)
O pioneirismo foi da inglaterra
Mas a revolução se espalhou
Modificando toda a sociedade
Fazendo do lucro uma prioridade
Capitalistas e proletário
Um com ganhos o outro salário (x2)
Revolução industrial (x2)
Capitalistas e proletário
Um com ganhos o outro salário (x2)
Revolução industrial (x2)
As coisas mudaram e eu vim para a cidade
A indústria era movida a vapor
Sempre pelo sangue e suor do trabalhador
Minério de ferro carvão mineral
Mão-de-obra e capital (x2)
Revolução industrial (x2)
O pioneirismo foi da inglaterra
Mas a revolução se espalhou
Modificando toda a sociedade
Fazendo do lucro uma prioridade
Capitalistas e proletário
Um com ganhos o outro salário (x2)
Revolução industrial (x2)
Capitalistas e proletário
Um com ganhos o outro salário (x2)
Revolução industrial (x2)
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Livres dos alunos (1º Bim.).
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Correção de tarefa (pág. 315):
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21/03/16 - Correção de tarefa e matéria das avaliações:
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11/03/16 - Correção de tarefa:
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VÍDEOS:
DOCUMENTÁRIO: AMÉRICA - A SAGA DOS EUA
07/03/16 - Correção de tarefa:
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22.02.16 - Correção de tarefa (pág.284):
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2º médio C:
Duas versões da REVOLUÇÃO FRANCESA em História em Quadrinhos
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15.02.16 - Aula sobre Revolução Francesa:
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Paródia "Revolução Francesa".
ROTEIRO DAS AULAS:
OBS: o roteiro das aulas não substitui o livro no estudo para a prova, apenas dá uma diretriz dos assuntos.
A REVOLUÇÃO FRANCESA
Crise – A França às vésperas da Revolução.
A Revolução Francesa é considerada por muitos historiadores o marco tradicional do início da Idade Contemporânea. Foi um movimento que contou com a participação de vários grupos sociais, incluindo a população pobre das cidades, os pequenos produtores e comerciantes e os camponeses explorados pela servidão. Ao final de uma longo processo, os privilégios da nobreza por nascimento foram extintos. Mas, em seu lugar, o grupo que tomou o poder dos nobres – a burguesia – adquiriu privilégios pelo poder econômico.
Por volta de 1789, a França era o país mais populoso da Europa ocidental, com aproximadamente 25 milhões de habitantes. Essa população estava dividida em três ordens ou estados: o clero (primeiro estado), a nobreza (segundo estado) e o restante da população, incluindo a burguesia (terceiro estado). Cada uma dessas ordens dividia-se internamente em grupos, muitas vezes rivais.
Crise social e econômica.
Desde meados do séc. XVIII a economia francesa apresentava sinais de crise, agravada pelas guerras em que o país se envolveu na Europa e na América.
A economia era basicamente agrária, e cerca de 80 % da população trabalhava no campo. No entanto, a produção agrícola não atendia de modo satisfatório ao consumo de alimentos.
A indústria têxtil francesa, por sua vez, passou por grandes dificuldades devido à concorrências dos tecidos ingleses, que invadiram o mercado interno da França.
Além disso, o governo francês atravessava série crise financeira, desde o reinado de Luís XIV. As despesas do Estado eram muito superiores às receitas do tesouro público.
A Marcha da Revolução.
Etapas de um longo processo.
• Revolta aristocrática;
• Assembléia Nacional Constituinte;
• Monarquia Constitucional;
• República e Convenção Nacional;
• Governo do Diretório.
Assembléia Nacional Constituinte.
O rei ordenou o fechamento da sala de reuniões, procurando dissolver a Assembléia Nacional. Mas os representantes do terceiro estado, se reuniram noutro lugar.
O principal “slogan” dos revolucionários eram: “liberdade, igualdade e fraternidade”.
No dia 14/07/1789, uma multidão invadiu e tomou a prisão da Bastilha (símbolo do poder absoluto do rei – onde ficavam presos os inimigos políticos da monarquia francesa).
Fim dos privilégios feudais (04/08/1789).
No dia 26/08/1789, a Assembléia Nacional proclamou a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, cujos principais pontos eram:
• A liberdade e a igualdade dos cidadãos perante a lei;
• O direito à propriedade individual;
• O direito da resistência à opressão política;
• A liberdade de pensamento e de opinião.
A redução do poder do clero.
Os religiosos descontentes e vários membros da nobreza refugiaram-se no exterior e decidiram organizar um exército para reagir à Revolução.
Monarquia Constitucional.
Em 1791, foi concluída a Constituição elaborada pelos membros da Assembléia Constitucional, na qual o rei perdia os “poderes absolutos” do Antiga Regime.
Para defender o país, os líderes da Revol. Francesa, como Danton e Marat, apelavam a todos os cidadãos para que tomassem parte na luta.
Proclamação da República e Convenção Nacional.
Os líderes proclamaram a república em 22 de setembro de 1792. O rei foi mantido preso, acusado de traição à pátria.
O novo sistema de governo, a Assembléia Constituinte, foi substituída pela Convenção Nacional, que tinha como principal missão elaborar uma nova Constituição para França.
Luís XVI foi levado a julgamento e guilhotinado.
Atividade:
1) Construa uma pirâmide da sociedade francesa no séc. XVIII. Represente, proporcionalmente, cada um dos estados ou ordens sócias.
2) O que eram “sans-culotte”?
3) De que era composto as forças políticas mais importantes da Convenção Nacional e quem fazia parte delas?
4) O que foi o golpe de 18 Brumário?
1º.02.16 - Aula:
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OBS: o roteiro das aulas não substitui o livro no estudo para a prova, apenas dá uma diretriz dos assuntos.
ILUMINISMO
Movimento intelectual dos sécs. XVII e XVIII, em países europeus e em suas colônias, que tem como base a crença na razão e nas ciências como motores do progresso.
Movimento que correspondia aos interesses daqueles que desejavam mais liberdade política e econômica. Os pensadores iluministas defendiam, além da não-intervenção do Estado na economia, a igualdade jurídica entre os homens, a liberdade religiosa e de expressão e outros direitos. Com isso, o iluminismo abriu caminho para as revoluções que combateram as estruturas do Antigo Regime. São eles: Absolutismo monárquico; Mercantilismo e Poder da Igreja.
No séc. XVIII, o liberalismo – conjunto de idéias que defendiam a liberdade individual, dentro da sociedade, nos campos da política, da religião, da economia etc. – difundiu-se, principalmente, na França e na Inglaterra e foi uma das características do movimento intelectual.
O tema iluminismo refere-se à razão (luz), a capacidade humana de conhecer, compreender e julgar.
Sinônimos: Ilustração; Filosofia ou Século das Luzes e Esclarecimento.
Os princípios iluministas ecoaram pela América e pela Europa, estiveram presentes na criação dos Estados e na descolonização da América como um todo. Sob o lema “Liberdade, Igualdade e Fraternidade”, milhares de franceses lutaram e morreram pela sociedade de seus sonhos.
Principais autores iluministas:
John Locck (1632 – 1704); François Marie Arowet Voltaire (1694 – 1778); Charles de Secondat Montesquieu (1689 – 1755); Denis Diderot (1713 – 1783); Jean – Jacques Rousseau (1712 – 1778); François Quesnay (1694 – 1774); Adam Smith (1723 – 1790).
Despotismo Esclarecido:
Na segunda metade do séc. XVIII, houve diversos Estados absolutistas nos quais os respectivos monarcas e seus ministros, tentaram de alguma forma, pôr em prática certos princípios da ilustração, sem abrir mão, é claro, do próprio absolutismo. Essa experiência política foi chamada de despotismo esclarecido ou absolutismo ilustrado.
Atividade: Pesquise a proposta e contribuição dos principais autores iluministas.
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