2º méd.C

2º médio C - História - 2016
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Vídeos ano passado

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Aula dia 13/05/16:

 

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Apoio a Atividade Livre do 2º Bimestre.

Apresentação do Filme Germinal:

Baseado na obra máxima de Émile Zola, o filme retrata o processo de gestação e maturação de movimentos grevistas e de uma atitude mais ofensiva por parte dos trabalhadores das minas de carvão do século XIX na França em relação à exploração de seus patrões.



Trailer



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ASSISTA ABAIXO, COMPLETO.



PL 4330/2004 (Projeto de Lei sobre da terceirização.)






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VÍDEOS:

Revolução Industrial (documentário).


Revolução Industrial.



Paródia Revolução Industrial.



Revolução Industrial (Pré-histórica).

Antes eu vivia no campo na tranquilidade
As coisas mudaram e eu vim para a cidade
A indústria era movida a vapor
Sempre pelo sangue e suor do trabalhador

Minério de ferro carvão mineral 
Mão-de-obra e capital (x2)

Revolução industrial (x2)

O pioneirismo foi da inglaterra
Mas a revolução se espalhou
Modificando toda a sociedade
Fazendo do lucro uma prioridade

Capitalistas e proletário 
Um com ganhos o outro salário (x2)

Revolução industrial (x2)

Capitalistas e proletário 
Um com ganhos o outro salário (x2)

Revolução industrial (x2)

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Clique aqui, para conferir as Atividades 
Livres dos alunos (1º Bim.).

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Correção de tarefa (pág. 315):

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21/03/16 - Correção de tarefa e matéria das avaliações:

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11/03/16 - Correção de tarefa:

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VÍDEOS:






MAPA: 13 COLÔNIAS DA AMÉRICA DO NORTE

mapa


DOCUMENTÁRIO: AMÉRICA - A SAGA DOS EUA




07/03/16 - Correção de tarefa:

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22.02.16 - Correção de tarefa (pág.284):

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2º médio C:



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Duas versões da REVOLUÇÃO FRANCESA em História em Quadrinhos


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15.02.16 - Aula sobre Revolução Francesa:

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Paródia "Revolução Francesa".



ROTEIRO DAS AULAS:

OBS: o roteiro das aulas não substitui o livro no estudo para a prova, apenas dá uma diretriz dos assuntos.

A REVOLUÇÃO FRANCESA

Crise – A França às vésperas da Revolução.

A Revolução Francesa é considerada por muitos historiadores o marco tradicional do início da Idade Contemporânea. Foi um movimento que contou com a participação de vários grupos sociais, incluindo a população pobre das cidades, os pequenos produtores e comerciantes e os camponeses explorados pela servidão. Ao final de uma longo processo, os privilégios da nobreza por nascimento foram extintos. Mas, em seu lugar, o grupo que tomou o poder dos nobres – a burguesia – adquiriu privilégios pelo poder econômico.
Por volta de 1789, a França era o país mais populoso da Europa ocidental, com aproximadamente 25 milhões de habitantes. Essa população estava dividida em três ordens ou estados: o clero (primeiro estado), a nobreza (segundo estado) e o restante da população, incluindo a burguesia (terceiro estado). Cada uma dessas ordens dividia-se internamente em grupos, muitas vezes rivais.

Crise social e econômica.

Desde meados do séc. XVIII a economia francesa apresentava sinais de crise, agravada pelas guerras em que o país se envolveu na Europa e na América.
A economia era basicamente agrária, e cerca de 80 % da população trabalhava no campo. No entanto, a produção agrícola não atendia de modo satisfatório ao consumo de alimentos.
A indústria têxtil francesa, por sua vez, passou por grandes dificuldades devido à concorrências dos tecidos ingleses, que invadiram o mercado interno da França.
Além disso, o governo francês atravessava série crise financeira, desde o reinado de Luís XIV. As despesas do Estado eram muito superiores às receitas do tesouro público.

A Marcha da Revolução.
Etapas de um longo processo.

• Revolta aristocrática;
• Assembléia Nacional Constituinte;
• Monarquia Constitucional;
• República e Convenção Nacional;
• Governo do Diretório.

Assembléia Nacional Constituinte.

O rei ordenou o fechamento da sala de reuniões, procurando dissolver a Assembléia Nacional. Mas os representantes do terceiro estado, se reuniram noutro lugar.
O principal “slogan” dos revolucionários eram: “liberdade, igualdade e fraternidade”.
No dia 14/07/1789, uma multidão invadiu e tomou a prisão da Bastilha (símbolo do poder absoluto do rei – onde ficavam presos os inimigos políticos da monarquia francesa).

Fim dos privilégios feudais (04/08/1789).

No dia 26/08/1789, a Assembléia Nacional proclamou a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, cujos principais pontos eram:

• A liberdade e a igualdade dos cidadãos perante a lei;
• O direito à propriedade individual;
• O direito da resistência à opressão política;
• A liberdade de pensamento e de opinião.

A redução do poder do clero.

Os religiosos descontentes e vários membros da nobreza refugiaram-se no exterior e decidiram organizar um exército para reagir à Revolução.

Monarquia Constitucional.

Em 1791, foi concluída a Constituição elaborada pelos membros da Assembléia Constitucional, na qual o rei perdia os “poderes absolutos” do Antiga Regime.

Para defender o país, os líderes da Revol. Francesa, como Danton e Marat, apelavam a todos os cidadãos para que tomassem parte na luta.

Proclamação da República e Convenção Nacional.

Os líderes proclamaram a república em 22 de setembro de 1792. O rei foi mantido preso, acusado de traição à pátria.
O novo sistema de governo, a Assembléia Constituinte, foi substituída pela Convenção Nacional, que tinha como principal missão elaborar uma nova Constituição para França.

Luís XVI foi levado a julgamento e guilhotinado.

Atividade:

1) Construa uma pirâmide da sociedade francesa no séc. XVIII. Represente, proporcionalmente, cada um dos estados ou ordens sócias.
2) O que eram “sans-culotte”?
3) De que era composto as forças políticas mais importantes da Convenção Nacional e quem fazia parte delas?
4) O que foi o golpe de 18 Brumário?

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12.02.16 - Correção de tarefa (pág.267):

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1º.02.16 - Aula:

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OBS: o roteiro das aulas não substitui o livro no estudo para a prova, apenas dá uma diretriz dos assuntos.

ILUMINISMO

Movimento intelectual dos sécs. XVII e XVIII, em países europeus e em suas colônias, que tem como base a crença na razão e nas ciências como motores do progresso.
Movimento que correspondia aos interesses daqueles que desejavam mais liberdade política e econômica. Os pensadores iluministas defendiam, além da não-intervenção do Estado na economia, a igualdade jurídica entre os homens, a liberdade religiosa e de expressão e outros direitos. Com isso, o iluminismo abriu caminho para as revoluções que combateram as estruturas do Antigo Regime. São eles: Absolutismo monárquico; Mercantilismo e Poder da Igreja.
No séc. XVIII, o liberalismo – conjunto de idéias que defendiam a liberdade individual, dentro da sociedade, nos campos da política, da religião, da economia etc. – difundiu-se, principalmente, na França e na Inglaterra e foi uma das características do movimento intelectual.
O tema iluminismo refere-se à razão (luz), a capacidade humana de conhecer, compreender e julgar.

Sinônimos: Ilustração; Filosofia ou Século das Luzes e Esclarecimento.

Os princípios iluministas ecoaram pela América e pela Europa, estiveram presentes na criação dos Estados e na descolonização da América como um todo. Sob o lema “Liberdade, Igualdade e Fraternidade”, milhares de franceses lutaram e morreram pela sociedade de seus sonhos.

Principais autores iluministas:

John Locck (1632 – 1704); François Marie Arowet Voltaire (1694 – 1778); Charles de Secondat Montesquieu (1689 – 1755); Denis Diderot (1713 – 1783); Jean – Jacques Rousseau (1712 – 1778); François Quesnay (1694 – 1774); Adam Smith (1723 – 1790).

Despotismo Esclarecido:

Na segunda metade do séc. XVIII, houve diversos Estados absolutistas nos quais os respectivos monarcas e seus ministros, tentaram de alguma forma, pôr em prática certos princípios da ilustração, sem abrir mão, é claro, do próprio absolutismo. Essa experiência política foi chamada de despotismo esclarecido ou absolutismo ilustrado.

Atividade: Pesquise a proposta e contribuição dos principais autores iluministas.

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