TRABALHO:
OBJETO: MAQUETE.
PROPOSTA: FEUDO.
DICAS: NA REPRESENTAÇÃO DE UM FEUDO É IMPORTANTE A PRESENÇA DO CASTELO (MORADIA DO NOBRE), DAS CABANAS (MORADIAS DOS CAMPONESES), DA FLORESTA E DE UMA ÁREA CULTIVADA.
REGRAS:
- GRUPOS DE ATÉ 5 ALUNOS;
- ENTREGA PARA DIA 9/06;
OBS: USEM A CRIATIVIDADE!
MATÉRIA DA PROVA:
ESTUDEM O ROTEIRO SOBRE A IDADE MÉDIA QUE VCS ANOTARAM NA SALA DE AULA. ELE REFERE-SE AOS CAPIÍTULOS 9, 10 E 11 DO LIVRO TEXTO E ESTÁ LOGO ABAIXO:
Roteiro de aula:“Baixa Idade Média: As Cruzadas”.
Linha do tempo:
www.rainhadapaz.g12.br/projetos/historia/linha_tempo/home_periodos.htm1)
Idade Média: feudalismo.
1.1) Alta Idade Média (séculos V a X): período difícil para a Europa / fatores:
- invasões germânicas, eslavas, vikings, húngaras e árabes;
- guerras por territórios, economia empobrecida, consumo praticamente limitado à produção local;
- técnicas de cultivo rudimentares; baixa produção de alimentos, fome, desnutrição, etc.
1.2) Baixa Idade Média (séculos XI a XV).
* Alguns instrumentos e técnicas de cultivo, utilizados:
1. Moinho d’água e de vento;
2. Rotação de culturas;
3. Atrelagem;
4. Arado feito de ferro (“Charrua”).
Mais produção + comercialização de alimentos = melhor alimentação.
* Burgos / burgueses;
* Feiras medievais (geralmente, nos encontros de rotas comerciais);
* Corporações de ofício.
- Conseqüências: melhor alimentação = mais pessoas vivem = crescimento demográfico.
- Conseqüências: camponeses passaram a trabalhar nas terras comunais e surge o processo do arroteamento).
* Feudos superpovoados (dificuldades: faltam alimentos, roupas e ferramentas):
* “Trégua de Deus* Feudalismo em decadência:
- Qual era a solução para essa situação de caos?
* Europa feudal = mentalidade fortemente religiosa = Jerusalém, na Palestina (Terra Santa, sagrada) parta cristãos = muitas peregrinações até ela.
* Jerusalém: judeus, cristãos e mulçumanos.
* Papa Urbano II (explora a idéia da dominação por infiéis da Terra Santa). Aproveita a situação de superpopulação e convence os europeus a retomarem Jerusalém. Trecho do discurso:
“Deixai os que outrora estavam acostumados a se baterem, impiedosamente, contra os fiéis, em guerras particulares, lutarem contra os infiéis... Deixa os que até aqui foram ladrões, tornarem-se soldados. Deixai aqueles que outrora se bateram contra seus irmãos e parentes, lutarem agora contra os bárbaros, como devem. Deixai os que outrora foram mercenários a recompensa eterna...
Uma vez que a terra que agora habitais, fechada por todos os lados pelo mar é circundada por picos e montanhas, é demasiadamente pequena para vossa grande população: a sua riqueza não abunda, mal fornece o lamento necessário aos seus cultivadores... Tomai o caminho do Santo Sepulcro; tirai aquela terra da raça perversa e submetei-a a vós mesmos...”
(Leo Huberman. História da riqueza do homem. São Paulo: Zahar, 1983. p. 28).
* Análise dessa conclamação:
1. convite a todos “sem lugar” a se engajarem;
2. cavaleiros andantes deixavam de brigar entre si;
3. ladrões se regenerarem;
4. aumento das terras;
5. perdão dos pecados (indulgências) aos participantes;
6. possibilidade de pagarem suas dívidas, só quando voltarem.
* Idéia dos nobres com tal conclamação: enriquecimento com saques.
2) Surgimento das Expedições contra os mulçumanos (Oriente): Cruzadas.
Nome “Cruzadas”: combatentes traziam cruz em suas roupas e em nome dela lutavam.
* As Cruzadas:
- podiam ter sucesso ou não;
- algumas foram puramente comerciais (ex., “Quarta Cruzada”)
- enriqueceram muitos italianos de Gênova e Veneza
-Até de crianças houve
*Ordem dos Templários;
* Castelos medievais;
* Cavalhadas;
* Ponto de vista ocidental, os heróis das Cruzadas são os cristãos. Isso está presente na mídia (TV, cinema, internet, jogos eletrônicos, bandas, etc.).
MATÉRIA NA COMUNIDADE:
ww.orkut.com.br/Main#CommMsgs.aspx?cmm=81322921&tid=5337196391292706313&start=1
BONS ESTUDOS!
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