segunda-feira, 18 de maio de 2009

1º MÉDIO A e B – ORIENTAÇÃO SOBRE A MATÉRIA DA PROVA MENSAL E SOBRE TRABALHO, AMBOS REFERENTES AO 2º BIMESTRE:

TRABALHO:

OBJETO: MAQUETE.

PROPOSTA: FEUDO.

DICAS: NA REPRESENTAÇÃO DE UM FEUDO É IMPORTANTE A PRESENÇA DO CASTELO (MORADIA DO NOBRE), DAS CABANAS (MORADIAS DOS CAMPONESES), DA FLORESTA E DE UMA ÁREA CULTIVADA.

REGRAS:

- GRUPOS DE ATÉ 5 ALUNOS;
- ENTREGA PARA DIA 9/06;

OBS: USEM A CRIATIVIDADE!

MATÉRIA DA PROVA:

ESTUDEM O ROTEIRO SOBRE A IDADE MÉDIA QUE VCS ANOTARAM NA SALA DE AULA. ELE REFERE-SE AOS CAPIÍTULOS 9, 10 E 11 DO LIVRO TEXTO E ESTÁ LOGO ABAIXO:

Roteiro de aula:“Baixa Idade Média: As Cruzadas”.

Linha do tempo:

www.rainhadapaz.g12.br/projetos/historia/linha_tempo/home_periodos.htm1)

Idade Média: feudalismo.

1.1) Alta Idade Média (séculos V a X): período difícil para a Europa / fatores:
- invasões germânicas, eslavas, vikings, húngaras e árabes;
- guerras por territórios, economia empobrecida, consumo praticamente limitado à produção local;
- técnicas de cultivo rudimentares; baixa produção de alimentos, fome, desnutrição, etc.

1.2) Baixa Idade Média (séculos XI a XV).

* Alguns instrumentos e técnicas de cultivo, utilizados:
1. Moinho d’água e de vento;
2. Rotação de culturas;
3. Atrelagem;
4. Arado feito de ferro (“Charrua”).

Mais produção + comercialização de alimentos = melhor alimentação.

* Burgos / burgueses;
* Feiras medievais (geralmente, nos encontros de rotas comerciais);
* Corporações de ofício.

- Conseqüências: melhor alimentação = mais pessoas vivem = crescimento demográfico.
- Conseqüências: camponeses passaram a trabalhar nas terras comunais e surge o processo do arroteamento).

* Feudos superpovoados (dificuldades: faltam alimentos, roupas e ferramentas):
* “Trégua de Deus* Feudalismo em decadência:

- Qual era a solução para essa situação de caos?

* Europa feudal = mentalidade fortemente religiosa = Jerusalém, na Palestina (Terra Santa, sagrada) parta cristãos = muitas peregrinações até ela.
* Jerusalém: judeus, cristãos e mulçumanos.
* Papa Urbano II (explora a idéia da dominação por infiéis da Terra Santa). Aproveita a situação de superpopulação e convence os europeus a retomarem Jerusalém. Trecho do discurso:

“Deixai os que outrora estavam acostumados a se baterem, impiedosamente, contra os fiéis, em guerras particulares, lutarem contra os infiéis... Deixa os que até aqui foram ladrões, tornarem-se soldados. Deixai aqueles que outrora se bateram contra seus irmãos e parentes, lutarem agora contra os bárbaros, como devem. Deixai os que outrora foram mercenários a recompensa eterna...
Uma vez que a terra que agora habitais, fechada por todos os lados pelo mar é circundada por picos e montanhas, é demasiadamente pequena para vossa grande população: a sua riqueza não abunda, mal fornece o lamento necessário aos seus cultivadores... Tomai o caminho do Santo Sepulcro; tirai aquela terra da raça perversa e submetei-a a vós mesmos...”
(Leo Huberman. História da riqueza do homem. São Paulo: Zahar, 1983. p. 28).

* Análise dessa conclamação:
1. convite a todos “sem lugar” a se engajarem;
2. cavaleiros andantes deixavam de brigar entre si;
3. ladrões se regenerarem;
4. aumento das terras;
5. perdão dos pecados (indulgências) aos participantes;
6. possibilidade de pagarem suas dívidas, só quando voltarem.

* Idéia dos nobres com tal conclamação: enriquecimento com saques.

2) Surgimento das Expedições contra os mulçumanos (Oriente): Cruzadas.

Nome “Cruzadas”: combatentes traziam cruz em suas roupas e em nome dela lutavam.

* As Cruzadas:
- podiam ter sucesso ou não;
- algumas foram puramente comerciais (ex., “Quarta Cruzada”)
- enriqueceram muitos italianos de Gênova e Veneza
-Até de crianças houve

*Ordem dos Templários;
* Castelos medievais;
* Cavalhadas;
* Ponto de vista ocidental, os heróis das Cruzadas são os cristãos. Isso está presente na mídia (TV, cinema, internet, jogos eletrônicos, bandas, etc.).

MATÉRIA NA COMUNIDADE:

ww.orkut.com.br/Main#CommMsgs.aspx?cmm=81322921&tid=5337196391292706313&start=1

BONS ESTUDOS!

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