OBS: CAPÍTULOS 1 e 2 DO LIVRO-TEXTO: ROTEIRO ABAIXO
OBS: haverá revisão antes da aplicação.
Cap. 1 – O espaço geográfico.
1. A Geografia no Ensino Médio.
* A Geografia no E. Médio é a mesma que no E. Fundamental?
Objetivo: Ajudar o aluno a se tornar um cidadão consciente do seu papel social perante sua comunidade, além de crítico e transformador de sua realidade e do mundo que o cerca.
2. Conceitos: lugar, paisagem e território.
* lugar: porção da superfície terrestre, delimitada a partir da extensão espacial de uma determinada ocorrência. Ex: Praia de Santos.
*paisagem: porção da superfície apresentando determinadas características naturais e sociais. Está em constante modificação.
*território: apresenta conotação de cunho político e geopolítico. Uma área delimitada de habitação dos grupos humanos (vivem e produzem). Ex: território brasileiro (porção do espaço de que nos apropriamos dos índios), território municipal, etc.
* Ex: Um povo de muitos lugares (vide pág. 6).
3. As diferentes noções de espaço:
a) Espaço Natural: não modificado pelo homem.
b) Espaço geográfico: modificado pelo homem.
4. O ecúmeno e o anecúmeno:
*ecúmeno: áreas da superfície terrestre que já foram, estão sendo ou poderão ser ocupadas pelo homem em caráter permanente com a finalidade de viver e explorar.
*anecúmeno: porções da superfície terrestre que ainda apresentam grandes dificuldades para a ocupação humana permanente. Ex: cadeia montanhosa do Himalaia, alguns trechos do deserto do Saara, etc.
Dependem da tecnologia para romper barreiras.
5. A apropriação do espaço geográfico.
* valorização econômica.
*limites entre o público e o privado (público se sobrepõe).
*interesse coletivo e o individual ((coletivo se sobrepõe).
Ex: conflitos entre garimpeiros e índios na Amazônia; disputa pelo uso do espaço urbano (loteamentos clandestinos em áreas de mananciais; invasões a prédios pelos “sem terra”).
*bairros privilegiados pela atuação do governo (melhores serviços urbanos).
*investimentos públicos favorecem transporte individual.
6. A apropriação do espaço geográfico e a questão ambiental.
*lucros x preservação.
*conseqüências: poluição, desmoronamentos, etc.
*preocupação e consciência.
7. Uma superfície de terras e águas:
a) terras emersas (30% da superfície terrestre)
b) terras submersas (70% da superfície terrestre).
*Hemisfério Norte (terras: 50%) e H. Sul (terras: 10%).
8. A organização política no planeta:
a) País: Estado (território, povo e governo).
b) Regime político: totalitário e democrático.
*totalitário, ex: Brasil período no ditadura militar; Irã, Coréia do Norte, China (ex: Google ameaça deixar China por causa de censura: www.valoronline.com.br/?online/geral/192/6047753/google-ameaca-deixar-china-por-causa-de-censura )
c) Regime de governo: monarquia e república.
*monarquia: vitalício e hereditário (reis, imperadores ou príncipes).
*república: presidente ou primeiro ministro.
d) Forma de governo: presidencialismo e parlamentarismo
*presidencialismo: PE, PJ e PL.
*parlamentarismo: chefe de Estado (representa o país) e chefe de governo (representa o primeiro ministro).
O espaço geográfico
A Formação de blocos de países.
Uma forma de analisar a organização dos países é agrupá-las com base em critérios específicos. Dentre os diversos tipos de agrupamentos, alguns nos interessam:
* Agrupamento de cunho histórico. A partir de uma visão eurocêntrica do planeta, considera a Europa como o referencial mais importante da cronologia humana. Estabelece três grandes blocos de continentes: o Velho Mundo (Europa, Ásia e África), o Novo Mundo (América) e o Novíssimo Mundo (Oceania). É uma forma de organização bastante criticada, por desconsiderar as civilizações que habitavam a América e a Oceania antes da chegada dos europeus.
* Agrupamento de cunho político ideológico. Forma de organização elaborada no período da Guerra Fria, estabelece a seguinte classificação:
Primeiro Mundo (países desenvolvidos capitalistas, como EUA, França e Japão):
Segundo Mundo (países socialistas da Europa Oriental, como URSS e Polônia); e
Terceiro Mundo (países subdesenvolvidos, como Brasil e México). Com as transformações recentes, especialmente no mundo socialista, essa forma de organização foi praticamente abandonada.
* Agrupamento de cunho socioeconômico. Estrutura os países em dois grandes blocos, e seu critério fundamental é o das desigualdades sociais e econômicas entre as nações. Um desses blocos reúne os países desenvolvidos, abrangendo os países da América Anglo-Saxônica e da Europa; o Japão, na Ásia; e a Austrália e a Nova Zelândia, na Oceania. Este bloco também é chamado de países do norte. O outro bloco é o dos países subdesenvolvidos, ou países do sul, composto pelos países da América Latina, África, Ásia (menos o Japão) e Oceania (menos Austrália e Nova Zelândia).
As organizações supranacionais.
Nas últimas décadas, a economia mundial tem apresentado uma forte tendência à formação de megablocos que aglutinam diversos países de uma determinada área geográfica. Nesses blocos econômicos se estabelecem inúmeras relações de comércio, de fluxo de pessoas ou de capitais, em condições diferentes daquelas que cada um desses países mantém com os outros. Assim, há alguns privilégios entre as nações participantes desses megablocos quanto a taxas, cotas ou qualquer barreira que possa existir. O que se busca, hoje, com a formação deles, é o fortalecimento de cada um dos países componentes, a fim de que possam enfrentar, em melhores condições, a intensa competição típica do comércio mundial.
É possível definir uma divisão, com características relativamente diferenciadas, em quatro tipos de blocos:
* Zona de livre comércio. Organização em que os países componentes definem uma redução percentual, ou até a eliminação total das taxas alfandegárias sobre as mercadorias que circulam no interior do grupo. Um bom exemplo é o Nafta, que compreende os EUA, o Canadá e o México.
* União aduaneira. Associação que apresenta as mesmas características da zona de livre comércio, mas que também determina regras para o comércio entre cada um dos países componentes com os outros países não pertencentes à organização. O Mercosul é um exemplo que congrega o Brasil, a Argentina, o Paraguai, o Uruguai e, agora também, a Venezuela.
* Mercado comum. Organização que suspende as barreiras alfandegárias para a livre circulação de mercadorias, capitais e trabalhadores. O principal exemplo é a Comunidade Econômica Européia.
* União econômica e monetária. Sistema bem mais complexo, pois, além de reunir todas as características de um mercado comum, ainda conta com a adoção de uma moeda comum, que substitui as moedas nacionais dos componentes, a exemplo do que aconteceu com a transformação do Mercado Comum Europeu em União Européia.
Material de apoio:
* links sobre blocos econômicos: www.brasilescola.com/geografia/acordos-economicos.htm
* Dica de sites:
ALCA
www.alca-ftaa.org
APEC
www.apecsec.org.sg
ASEAN
www.aseansec.org
NAFTA
www.nafta-sec-alena.org
MERCOSUL
www.mre.gov.br - Ministério das Relações Exteriores e www.mercosul.gov.br/
UNIÃO EUROPÉIA
www.europa.eu.int/abc/history/index_pt.htm
Cap. 2 – Noções de astronomia.
1. Universo é o conjunto de toda matéria e energia existente no espaço.
* origem do universo (?).
• Universo é composto de matéria e energia: quase só de átomos, predominando a ocorrência de dois elementos: o hidrogênio (60%), hélio (36%) e outros elementos (4%).
• Em decorrência da ação gravitacional: toda matéria se movimenta.
• Há diversos corpos celestes (estrela, planetas, meteoritos, etc.).
• Galáxias: aglomerados de estrelas.
• Supergaláxias: aglomerados de galáxias.
• Via Láctia: galáxia onde vivemos (composta por conjunto de estrelas, planetas, corpos celestes, gases, poeiras, etc.)
2. A Teoria do Big-Bang.
• séc. XX marcou a Astronomia (Albert Einstein e Edwin Hubble). Ambos criaram a hipótese da “grande explosão”. George Gamow, em 1948 é que desenvolveu essa teoria.
• Há cerca de 15 bilhões de anos toda massa existente no Universo estava densamente concentrada em só um ponto. Isso gerou uma temperatura tão alta e uma pressão que tudo explodiu.
• Esta Teoria contestada por muitos...
3. O Sistema Solar.
• Dentro da Via Láctea, os corpos estão organizados segundo uma hierarquia, em torno de um corpo mais denso (uma estrela). Movimentam-se de forma a definir trajetórias quase sempre elípticas, formando um sistema estelar.
• Estrelas são corpos celestes que têm luz própria e que se distribuem por todas as direções no espaço.
• Sistema solar: sistema estelar no qual estamos. A Terra gira em torno do Sol (estrela). Além da Terra, fazem parte do Sistema Solar: outros planetas, satélites, corpos celestes de pequeno porte, cometas, etc.
• A Terra está na 3ª posição em relação à distância até o Sol (não tem posição de destaque). É o 5º planeta em diâmetro equatorial. Possui presença de água em estado líquido, existência de nitrogênio e de oxigênio na atmosfera e, ainda, temperaturas não muito elevadas. Tudo possibilita a existência de vidas.
4. Movimentos da Terra.
4.1) Translação: a Terra gira em torno do sol, em órbita elíptica em 1 ano.
- Interfere diretamente na distribuição desigual de luz e calor, durante o ano para cada ponto específico do planeta. Isso favorece a obtenção de melhores safras agrícolas e de conforto térmico para as pessoas. As estações do ano se invertem em relação ao equador, durante o ano.
- Há 4 momentos específicos na translação da Terra, que marca a mudança de estações (mudança no ângulo de incidência dos raios solares).
4.2) Rotação: a Terra gira em torno de si mesma, em um eixo imaginário, de 1 ponto ao outro em 23hs, 56 min. E 4 segundos (período Sideral -> arredondamos para 24 hs).
• De oeste para leste ou da esquerda para a direita.
• Dia e noite: lado da Terra que fica exposto ou não ao Sol, respectivamente. A soma dos 2 períodos compõe um dia de calendário.
• Dia mais longos: áreas equatoriais X dias mais curtos: áreas mais afastadas do Equador.
• Distribuição da iluminação: influencia a vida humana, animal e vegetal.
5. A Astronáutica.
• Conhecimento técnico-científico voltado para a conquista espacial expandiu-se entre o final da Primeira Guerra e o início da Segunda.
• Durante a Segunda Guerra, os interesses políticos e militares orientaram o desenvolvimento técnico-científico da astronáutica (ex: produção de foguetes, pela Alemanha).
6. A Corrida Espacial.
• Evitava-se o confronto direto por meio de pressões e contrapressões, em operações militares (arsenal nuclear), se restringiam ao interior das áreas de influência de cada potência.
• Guerra Fria
• Pós-guerra: bipolarização político-militar e ideológica (Bloco Capitalista/EUA X Bloco Socialista/URSS).
• Corrida espacial (disputa de arsenal bélico).
• EUA, cria a NASA, em 1958.
• URSS: pioneiros em satélites artificiais.
7. Projeto Apolo.
• Em 1960 a NASA objetiva levar astronautas a pousar na superfície lunar.
• Apolo 1º ao 5º (em terra); Apolo 11º (objetivo alcançado) e foi até o 17º.
8. O Projeto Guerra nas Estrelas.
• “Strategic Defense Initiative” (SDI): “Iniciativa de Defesa Estratégica”: Escudo espacial para proteger o país de um eventual ataque nuclear da URSS (ex: “laser” químico de alta potência; instalação em satélites de sensores de alta resolução e o uso de interceptores de mísseis).
• Mesmo após o fim da Guerra Fria, perdura até hoje, mas com menos “vigor” (necessidade).
* Dica de filme: A máquina do tempo
( www.interfilmes.com/filme_13844_A.Maquina.do.Tempo-(The.Time.Machine).html )
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