QUESTÃO DE GEOGRAFIA APRESENTA INCONSISTÊNCIA
http://educacao.uol.com.br/ultnot/2010/11/06/questao-de-geografia-apresenta-inconsistencia.jhtm
Uma questão de geografia do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2010 apresentou problema. O enunciado da pergunta 2 da prova amarela traz um gráfico em forma de pizza sem título e o texto diz que a imagem “representa a relação entre o tamanho e a totalidade dos imóveis rurais no Brasil”. A pergunta refere-se à estrutura fundiária brasileira evidenciada nestes dados.
O gráfico indica que 53% correspondem a imóveis rurais acima de 1.000 hectares. Segundo o professor de geografia Reinaldo Scalzaretto, do curso e colégio Anglo, o gráfico representa, na verdade, a área ocupada pelos imóveis rurais no Brasil. "O número de imóveis rurais com mais de mil hectares é relativamente baixo, não está representado no gráfico".
“Não tem como responder a questão com os dados apresentados no texto e imagem”, afirma. A alternativa A, considerada a correta, aponta a “concentração de terras nas mãos de poucos”, mas o professor diz que esta informação não está representada na pergunta, apesar de corresponder a uma verdade.
QUESTÃO DE HISTÓRIA E FÍSICA DO ENEM TINHAM RESPOSTAS DÚBIAS, DIZEM PROFESSORES.
http://www1.folha.uol.com.br/saber/826695-questoes-de-historia-e-fisica-do-enem-tinham-respostas-dubias-dizem-professores.shtml
Algumas questões de história e física foram mal elaboradas, de acordo com professores dos cursinhos Anglo e Etapa, e trouxeram respostas que podem ser contestadas.
De acordo com José Carlos Moura, coordenador de história do Anglo, a questão que abordava a história de Canudos, no sertão da Bahia, trazia duas respostas possíveis, pois eram complementares e não excludentes.
Para o professor Marcelo Monte Forte da Fonseca, do Objetivo, a prova de física foi fácil, mas mal elaborada. "O que conseguimos definir como sendo questões de física foram de péssima qualidade em vários sentidos. No ensino médio, a física é centrada basicamente em conhecimentos de mecânica, e, nesta prova, apenas duas questões abordaram mecânica e de forma muito sutil."
Além disso, diz o professor, as respostas também estavam confusas e as respostas não eram muito claras. "Eles usaram conceitos paupérrimos e alguns estavam errados. Eles confundiram potência com eficiência."
PARA PROFESSORES, 1º DIA DO ENEM TEVE PROVA INTERPTETATIVA. VEJA CORREÇÃO.
http://www1.folha.uol.com.br/saber/826661-para-professores-1-dia-do-enem-teve-prova-interpretativa-veja-correcao.shtml
Nenhum comentário:
Postar um comentário