terça-feira, 24 de maio de 2011

Série especial mostra os desafios do crescimento do ensino universitário no país

O número de faculdades se multiplicou pelo país. O de universitários triplicou em 15 anos e quem ajudou na expansão foram as instituições particulares. Mas elas precisam crescer e cumprir o papel de preparar os jovens para o mercado de trabalho.



Universidades aumentam o rigor para avaliar o conhecimento de português dos candidatos

A partiir deste ano, dos 75 cursos da UFMG, 48 vão adotar, na segunda etapa do vestibular, provas de português e literatura brasileira. A UnB decidiu que a redação será obrigatória em todas as etapas da avaliação seriada.



Universidades brasileiras possuem deficiências graves em estrutura

O Brasil tem 252 universidades públicas e muitas delas têm problemas de estrutura. Na UFMA, por exemplo, os laboratórios de farmácia estão em péssimo estado e os professores estão desestimulados. Os alunos entram despreparados nas instituições.



Pesquisadores de universidades falam da burocracia para trabalhar

A pesquisa no país é vítima também de um sistema que não privilegia o mérito. Os pesquisadores contam a luta contra as complicações para desenvolver suas atividades.



Universidades americanas estão entre as melhores instituições do mundo

Os Estados Unidos costumam ter seis ou sete escolas entre as dez melhores. E, entre as cem, não aparece uma única universidade brasileira. Enquanto Berkeley tem mais de 30% de alunos estrangeiros, a taxa na maior pública do Brasil é de apenas 2%.



Universidades driblam burocracia e produzem pesquisas surpreendentes

Mesmo respirando burocracia e desprezando o mérito, algumas universidades brasileiras conseguem produzir pesquisas surpreendentes. Como em Macaíba, no RN, onde existe o Instituto Natal de Neurociências.



Pesquisa diz quais características as empresas observam nos currículos

As mulheres são mais criteriosas e mais desconfiadas do que os homens ao selecionar candidatos para uma vaga de trabalho. É o que mostra uma pesquisa feita no Brasil e em nove países. Os empregadores brasileiros querem experiência acima de tudo.



Saiba como tornar o currículo mais atraente

Vídeo: Saiba como tornar o currículo mais atraente

Uma pesquisa realizada em 11 países mostrou que 86% dos responsáveis por processos de seleção condenam os exageros nos currículos. Mentiras também são mal vistas. O ideal é ser objetivo, colocando apenas os dados pessoais; experiências profissionais, ressaltando o cargo, onde foi prestado o serviço e as atividades desenvolvidas; formação acadêmica, idiomas, cursos e intercâmbios também são importantes.

http://www.sbt.com.br/jornalismo/noticias/?c=5604&t=Saiba+como+tornar+o+curriculo+mais+atraente

Vídeo: Empresas antecipam trainees e pagam mais por jovens talentos

Em média, os recém formados selecionados ganham R$ 4.500,00. Mas eles querem ainda mais e, na luta por talentos, as empresas estão dispostas a pagar.

http://www.sbt.com.br/jornalismo/noticias/?c=5556&t=Empresas+antecipam+trainees+e+pagam+mais+por+jovens+talentos

Nenhum comentário:

Postar um comentário