quinta-feira, 17 de março de 2016

ATIVIDADES LIVRES 1º BIMESTRE 2016 (2º MÉDIO C E 3º MÉDIO A e B).

2º médio C

Com muita criatividade, crie um cordel sobre a Revolução Francesa, contendo o poema, as seguintes informações: participantes (três estados), motivo da Revolução (causa), a inspiração iluminista e as conquistas (direitos e garantias) obtidas pelo povo.

Regras: em grupo de quatro alunos, em até duas folhas (frente e verso), em papel colorido e com ilustrações.

Clique na imagens para aumentá-las.

 

 

 

 

 

 

 

 

  

 

 

 

 

3º médio A


Com muita criatividade, crie um cordel sobre a Inconfidência Mineira e/ou Tiradentes, contendo o poema, as seguintes informações: participantes, inspiração iluminista, plano dos revoltosos e desfecho.

Regras: em grupo de quatro alunos, em até duas folhas (frente e verso), em papel colorido e com ilustrações.

Clique na imagens para aumentá-las.

 

 

 

 

 

 

 

  




3º médio B

Clique na imagens para aumentá-las.

 

 

 

 

 

 

 

  

  

  

   

  

 

   

  

  

  

  

  

  

Sobre o cordel: 

Veículo de fabuloso fomento à identidade regional, o cordel tem nas camadas populares seus mais constantes e fiéis consumidores, sendo através dos tempos valorizado e cultuado como a verdadeira e autêntica literatura nordestina, o livro de bolso do povo da região. Poesia de ritmo contagiante que conta histórias, preserva tradições e informa os fatos do noticiário.
Ele está no meio do caminho entre a cultura letrada e a não letrada, entre o erudito e o popular, entre o rural e o urbano. Ele faz esta mediação, levando poesia para todas as classes sociais.
Ele faz parte daquilo que é entendido como cultura brasileira. Mas o contexto atual é muito diferente daquele que perdurou até os anos 70 do século passado. Hoje, o cordel é utilizado em sala de aula e tem um papel didático, sendo utilizado até na divulgação de programas governamentais, como informativos de saúde, etc.


EXPOSIÇÃO:


 

 

 

 

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário