2º médio C
Com muita criatividade, crie um cordel sobre a Revolução Francesa, contendo o poema, as seguintes informações: participantes (três estados), motivo da Revolução (causa), a inspiração iluminista e as conquistas (direitos e garantias) obtidas pelo povo.
Regras: em grupo de quatro alunos, em até duas folhas (frente e verso), em papel colorido e com ilustrações.
Clique na imagens para aumentá-las.
3º médio A
Com muita criatividade, crie um cordel sobre a Inconfidência Mineira e/ou Tiradentes, contendo o poema, as seguintes informações: participantes, inspiração iluminista, plano dos revoltosos e desfecho.
Regras: em grupo de quatro alunos, em até duas folhas (frente e verso), em papel colorido e com ilustrações.
Clique na imagens para aumentá-las.
3º médio B
Clique na imagens para aumentá-las.
Clique na imagens para aumentá-las.
Sobre o cordel:
Veículo de
fabuloso fomento à identidade regional, o cordel tem nas camadas populares seus
mais constantes e fiéis consumidores, sendo através dos tempos valorizado e
cultuado como a verdadeira e autêntica literatura nordestina, o livro de bolso
do povo da região. Poesia de ritmo
contagiante que conta histórias, preserva tradições e informa os fatos do
noticiário.
Ele está no
meio do caminho entre a cultura letrada e a não letrada, entre o erudito e o
popular, entre o rural e o urbano. Ele faz esta mediação, levando poesia para
todas as classes sociais.
Ele faz parte
daquilo que é entendido como cultura brasileira. Mas o contexto atual é muito
diferente daquele que perdurou até os anos 70 do século passado. Hoje, o cordel
é utilizado em sala de aula e tem um papel didático, sendo utilizado até na
divulgação de programas governamentais, como informativos de saúde, etc.
EXPOSIÇÃO:
Nenhum comentário:
Postar um comentário