GLOBALIZAÇÃO | RAP GEOGRÁFICO
Globalização
(Rap Geográfico)
BranKobran
A
que custo que nós temos hoje a globalização?
Me
pergunto por trás disso, qual que é a intenção?
No
conceito, nada mais que um processo de integração
Em
dimensão gigantesca, uma grotesca proporção
Tem
noção? Na teoria é a união de nações
Na
economia ou política, estabelecer relações
Facilitação
brutal da comunicação global
Produtos
estrangeiros em prateleira nacional
Vinho
francês, charuto cubano, terno italiano
Carro
japonês, computador americano
Vodka
russa, cerveja alemã, peças de taiwan
Muamba
do paraguai em pedro juan caballero
Matéria
prima e recurso brasileiro
Globaliza
pro mundo inteiro seu dinheiro meu parceiro
As
tecnologias e inovações
São
pra cidadãos humildes ou grandes corporações?
Globalização
capitalista
Exploração
de mão-de-obra, põe na lista
Multinacional
com país pobre em vista, invista
Insista
na lógica consumista
Graças
a globalização saímos das quatro paredes
Navegamos
pelo mundo pela rede
Conhecendo
grandes metrópoles e áreas verdes
Mas
só ficar olhando pra água não mata a sede
A
globalização disponibiliza a cultura pra quem procura
Calma,
literatura é uma das curas pra alma
E eu
vou de stephen king à camões, de boa
Dostoiévski,
bokowvski, fernando pessoa
E a
música se expande aos ouvidos cada vez mais
Tom
jobim, bob marley, bee gees, racionais
Michael,
elvis, kurt cobain, john coltraine
Sabotage,
marechal, iron maiden, lil wayne
Metallica,
pink floyd, guns, ac dc e queen
Eminem,
eazy-e, tupac, b.I.g, hopsin
E
sim, há desvantagens nesse meio, faz parte
Grandiosas
gravadoras exploradoras da arte
Globalização
capitalista
Exploração
de mão-de-obra, põe na lista
Multinacional
com país pobre em vista, invista
Insista
na lógica consumista
A
globalização trouxe benefícios incontáveis
Mas
a que custo? Leve em leves prestações suaves
AULA SOBRE GLOBALIZAÇÃO - A NOVA DIVISÃO DO TRABALHO (DIT).
EXERCÍCIOS:
Questão 1
Observe a Charge a seguir:
(Millôr Fernandes. Retirado de: VESENTINI, José William. Geografia: o mundo em transição. São Paulo: Editora Ática, 2012.p.323.)
A ilustração de Millôr Fernandes é uma crítica à ordem global atual. Além disso, ela faz referência:
a) à visão eurocêntrica das projeções cartográficas
b) à visão conceitual da Globalização realizada no processo de ensino-aprendizagem
c) à forma com que o Planalto Central opera o processo de inserção da Globalização no Brasil
d) à Divisão Internacional do Trabalho, em que os países do Sul subdesenvolvido são dependentes do Norte desenvolvido.
e) à influência da Globalização sobre o processo de transformação da educação brasileira.
Questão 2
Assinale um dos eventos abaixo enumerados que não possui relação direta com o processo de globalização:
a) A difusão dos comércios localizados em oposição às corporações internacionais.
b) A formação de blocos econômicos regionais.
c) A propagação do inglês como idioma universal.
d) O “encolhimento” do mundo graças à redução das dificuldades de comunicação e transporte entre as diferentes regiões do planeta.
FIM!
Duração das atividades
Conhecimentos prévios trabalhados pelo
professor com o aluno
Estratégias e recursos da aula
Introdução
Aula 01
1º passo:
Professor (a), reproduza para a turma a
aula acima exposta de maneira sucinta.
2º passo:
Charge 1
Charge 2
3º passo:
Texto 1
4º passo:
Atividade:
Avaliação
Ao final da primeira aula: os alunos serão avaliados pela participação
oral e escrita nas atividades propostas no decorrer da aula.
Ao final da segunda aula: o professor poderá avaliar a classe de maneiras
distintas. Primeira sugestão: pedir aos alunos que respondam às questões das
propostas de trabalho, individualmente, em duplas ou em grupos, escolha que
fica a cargo do educador; segunda sugestão: em grupos, os alunos farão pequenos
textos a partir da charge apresentada na aula n.º 02, lendo-os depois para toda
a turma.
PLANO DE AULA – GLOBALIZAÇÃO – DIVISÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO
(DIT).
MODALIDADE
/ NÍVEL DE ENSINO
|
COMPONENTE
CURRICULAR
|
TEMA
|
Ensino Fundamental
|
Geografia
|
Globalização: A
Nova Divisão Internacional trabalho.
|
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
O aluno
deverá compreender o atual processo de expansão geográfica das empresas
multinacionais; sendo capaz também de estabelecer relações entre a Nova DIT e a
Globalização. Espera-se que ele identifique e analise transformações
socioeconômicas no seu município, estado ou região, decorrentes da Nova DIT.
Duração das atividades
Duas aulas de cinquenta minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo
professor com o aluno
Globalização;
Multinacional; Divisão Internacional do Trabalho (DIT); Aspectos positivos e
negativos da Globalização.
Estratégias e recursos da aula
Introdução
Através de
filiais, fusões, associações etc., as multinacionais foram implantadas no mundo
todo, adaptando-se às necessidades dos mercados nacionais e valendo-se da
disputa entre países pelos investimentos produtivos. O Brasil e outros países
latino-americanos, sobretudo após a II Guerra, constituem-se em áreas de
expansão das multinacionais norte-americanas, japonesas e europeias, com
destaque para as primeiras. Ao mesmo tempo, consolida-se o processo de
globalização, caracterizado pelo significativo aumento dos fluxos
internacionais de capitais, produtos, informações, tecnologias e trabalhadores.
Aula 01
1º passo:
Professor (a), reproduza para a turma a
aula acima exposta de maneira sucinta.
2º passo:
Professor,
para finalizar, trabalhe com charges que abordam o tema da aula. Geralmente,
esse tipo de linguagem desperta o interesse dos alunos, sem deixar de tratar de
assuntos que interessam à Geografia.
Orientações
para esta atividade:
1. Apresente
as charges selecionadas aos alunos e peça que teçam suas considerações,
opiniões, críticas a respeito, relacionando-as com os assuntos trabalhados na
aula.
2. Cabe a
você, professor, definir se essa atividade será feita pelos alunos oralmente ou
por escrito. Se preferir, formule perguntas a serem respondidas.
Charge 1
(Fonte: http://www.diaadia.pr.gov.br/tvpendrive/modules/mylinks/viewcat.php?cid=1&letter=E,
em 23-11-2010)
Charge 2
(Fonte: http://www.klickeducacao.com.br/2006/simulados/simulados_mostra/0,7562,POR-6052-14-463-2002,00.html,
em 23-11-2010)
Charge 3
(Fonte: http://lsjackglobalizacao.blogspot.com, em
23-11-2010)
Charge 4
(Fonte: http://www.cgimoveis.com.br/mercado/multinacionais-transferem-fabricas-para-o-brasil,
em 23-11-2010)
Aula 02
3º passo:
Professor (a), reproduza para a
turma os textos abaixo relacionados, que servirão de base para esta aula.
A atual Divisão Internacional do Trabalho (DIT)
Antes de caracterizarmos a atual
Divisão Internacional do Trabalho, também conhecida como Nova DIT, começaremos
pela leitura da figura 1 e dos textos 1 e 2.
Disponível em: http://dugabrielcruz.blogspot.com/2010_04_01_archive.html,
acessado em: 19/10/2010.
Texto 1
“É nosso objetivo estar presente em
todo e qualquer país do mundo [...]. Nós, na Ford Motors Company, olhamos o
mapa do mundo como se não existissem fronteiras. Não nos consideramos
basicamente uma empresa americana. Somos uma empresa multinacional. E quando
abordamos um governo que não gosta dos Estados Unidos, nós sempre lhe dizemos:
De quem você gosta? Da Grã-Bretanha? Da Alemanha? Nós temos várias bandeiras.
Nós exportamos de todos os países”.
(SANDRONI, P. Novo Dicionário de
Economias. SP: Círculo do Livro, 1994. Apud. BOLIGIAN, 2007, p. 447)
Texto 2
“Para as finalidades empresariais, as
fronteiras que separam uma nação da outra são tão reais como o Equador.
Consistem meramente em demarcações convenientes de entidades étnicas,
linguísticas e culturais.”
(BARNET, R., Müller, R. O poder
global. Rio de Janeiro: Record, 1974. p. 79. Apud. MAGNOLI, 2008. p. 107)
Atividade:
Com base na figura e nos textos
acima, responda:
1. A ilustração e os textos acima
fazem referência a que processo?
2. Que relações existem entre as
estratégias dessas empresas e o processo de globalização?
3. No caso da figura, que título
você daria a ela? Você conhece algumas daquelas logomarcas e o que aquelas
empresas produzem? Elas estão presentes no território brasileiro?
4º passo:
Agora, com objetivo de retomar certos
conteúdos e conhecimentos trabalhados anteriormente, relembre-os com a turma,
conforme sugestão abaixo.
Vamos relembrar: nas
aulas anteriores estudamos os ciclos iniciais da industrialização, quando
discutimos questões como a DIT clássica e os padrões tradicionais de
localização industrial. Leia os texto 3 e 4.
Texto 3
Até aproximadamente a primeira metade
do século XX, era pequena a presença de multinacionais no mercado
internacional. Naquela época, os países pobres mantinham suas economias
voltadas, basicamente, à produção e exportação de gêneros primários (produtos agrícolas,
matérias-primas de origem vegetal e mineral etc.). Por outro lado, os países
mais ricos do hemisfério Norte concentravam a produção e exportação mundial de
produtos industrializados. Os elevados custos de transferência nos ciclos
iniciais da industrialização, principalmente em função do reduzido
desenvolvimento dos meios de transporte, limitavam as opções de localização da
indústria. Devido à importância do carvão mineral como fonte de
energia, durante o século XIX, na Europa as bacias carboníferas condicionaram a
formação de grandes regiões industriais; concentrações menores formavam-se nas
áreas produtoras de minério de ferro. Mesmo com a perda gradativa da
importância do carvão, ao longo da primeira metade do século XX, e com o
desenvolvimento dos transportes, a lógica das economias de aglomeração manteve
a concentração da produção da indústria mundial associada à proximidade das
jazidas carboníferas e das reservas minerais. A emergência das linhas de
montagem e do sistema de produção em série, por motivos que já estudamos,
reafirmou as vantagens locacionais das grandes regiões industriais.
Texto adaptado de MAGNOLI, D. &
ARAUJO, R. Geografia: a construção do mundo: geografia geral e do Brasil. 1 ed.
São Paulo: Moderna, 2005. Cap. 8.
Texto 4 (LIÇÃO DE CASA):
Nas últimas décadas, muitos países que
tinham uma economia destinada basicamente à produção de bens primários, como
produtos da agricultura e da mineração, têm recebido em seus territórios a
implantação de filiais ou subsidiárias de multinacionais. Esse fato vem
alterando drasticamente suas características econômicas e suas funções dentro
da nova divisão internacional do trabalho (DIT).
Observe as ilustrações abaixo:
(Fonte das ilustrações: http://angeladohs.blogspot.com/2010/05/subdesenvolvimento-e-nova-dit-textos-e.html,
em 20-11-2010)
Atividade:
1. A partir das ilustrações acima,
analise as principais mudanças que ocorreram na divisão internacional do
trabalho.
2. Quais foram os maiores impactos da
Nova DIT sobre as economias dos países subdesenvolvidos?
Referências bibliográficas utilizadas:
- BOLIGIAN, Levon., BOLIGIAN, Andressa
Turcatel Alves. Geografia: espaço e vivência: volume único: ensino médio. 2 ed.
São Paulo: Atual, 2007.
- LOPES, Leandro Faber. Uma leitura do
Plano Estratégico de Juiz de Fora, MG. Dissertação (Mestrado em Geografia).
Niterói: Universidade Federal Fluminense, 2008.
- MAGNOLI, Demétrio. Geografia para o
ensino médio. São Paulo: Atual, 2008. - MAGNOLI, Demétrio. e ARAUJO, Regina.
Geografia: a construção do mundo: geografia geral e do Brasil. 1 ed. São Paulo:
Moderna, 2005.
- NABUCO, Maria Regina et al. (orgs.).
Indústria automotiva: a nova geografia do setor produtivo. Rio de Janeiro:
DP&A, 2002.
- ROSS, J. L. S. [Et. al]. Geografia
do Brasil. 3 ed. São Paulo: EDUSP, 2000.
- TISDALE, Sally. Americanos fabricam
os seus tênis em toda parte. Folha de São Paulo, 02/10/94.
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