HISTÓRIA
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03/11/15 - Matéria das avaliações do 4º Bim.
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30/10/15 - aula.
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27/10/15 - aula no 1º médio B.
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14/10/15 - aula e e correção de tarefas (pág. 182 e 197).
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OBS: também passado na lousa.
OBS: também passado na lousa.
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Monarquia Absolutista Inglesa
Estado Espanhol - Absolutismo Espanhol.
O Absolutismo - A Ascensão de Luís XIV - Filme Completo
O Absolutismo na França e o século XVII - Telecurso.
Guerra dos 30 anos.
Reforma Protestante e Paz de Augsburgo: Vídeoaula
Católicos contra Protestantes: La guerra de los 30 años
GUERRA DOS 30 ANOS
Monarquia Absoluta
Monarquia Absoluta
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Aula (Revisão para as provas) - 09/09/15
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Tema: Reforma Protestante:
Lutero O Filme Dublado COMPLETO
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ATIVIDADES-LIVRES do 3º Bim.
1º Médio A, B e C.
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Aula (correção de exercícios) - 28/08/15
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Aula 14.08.15
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Produzindo as matérias:
Gravando:
· O grupo deve ajudar a dupla de apresentadores a ensaiar, contando o tempo de leitura das matérias, de modo que a apresentação não fique longa e cansativa (sugiro que dure cerca de um minuto e meio). Também pode dar dicas aos apresentadores, quanto à entonação e a dicção.
Aula na lousa - 03/06/15
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ATIVIDADE LIVRE: 1º Médio A e C (para 26/08) e 1º Médio B ( para 28/08):
· OBJETIVO: Reproduzir um telejornal
apresentando
uma obra artística ou uma
obra filosófica ocorrida durante o Renascimento, de
maneira a relembrar um acontecimento vivenciado, neste período.
· RECURSOS UTILIZADOS: Computador, máquina
digital ou celular.
·PROGRAMAS UTILIZADOS: Processador de texto
(Word) e Windows Movie Maker.
Organizando a produção:
· A classe deve dividir-se em grupo de
seis alunos e, cada um deve ter papel definido: uma dupla de alunos deve ficar
responsável pela escrita do texto; outra, pela elaboração do cenário (visual do
jornal) e do figurino (visual dos apresentadores) e; por fim, outra dupla deve
apresentar o noticiário.
· Cada grupo deve decidir o nome do telejornal.
· A dupla responsável pela escrita
do texto, pesquisa e seleciona o assunto dentro do tema, com a concordância dos demais, para
produzir uma matéria. Devem apresentar a obra escolhida por meio de imagens ou
textos (ou trecho do texto).
Produzindo as matérias:
· Os responsáveis pela produção do
texto podem valer-se de documentos históricos, artigos e documentários sobre o
tema para colherem informações que dêm subsídio a sua matéria. Enquanto isso, a
dupla responsável pelo cenário providencia o material necessário (mesa,
cadeira, cartolina com o logotipo do jornal, o plano de fundo, a música de
fundo, a música de entrada etc.), bem como a produção do figurino.
Gravando:
· O grupo deve ajudar a dupla de apresentadores a ensaiar, contando o tempo de leitura das matérias, de modo que a apresentação não fique longa e cansativa (sugiro que dure cerca de um minuto e meio). Também pode dar dicas aos apresentadores, quanto à entonação e a dicção.
· No Windows Movie Maker, os grupos devem trabalhar com seus vídeos. Terminado a
edição, devem salvar como arquivo de vídeo com uma indicação de que o vídeo
está finalizado (ex: Renascimento - pronto)
Dicas para produção do telejornal na
escola:
· Os textos das notícias para o
telejornal devem ser curtos e objetivos.
· Os apresentadores devem ter domínio
da leitura e boa dicção.
· O assunto deverá ter cerca de 20
segundos para que a apresentação não fique cansativa.
· Se o grupo decidir, poderá haver mais
de um cenário. Todos podem ser escolhidos no próprio colégio.
·A edição do vídeo deve ser realizada pelo grupo,
em um só computador.
Apresentação da produção:
O grupo apresenta o seu telejornal para a turma com a ajuda do projetor
multimídia ou vídeo DVD. Lembrar aqui, de agendar a sala de multimídia, com
antecedência.
Roteiro
para formular a notícia:
1.
Mencionar a obra artística ou filosófica (O que aconteceu?)
2.
Onde aconteceu?
3.
Quando?
4.
Como?
5.
Qual(ais) o(s) envolvido(s)?
6.
O porquê do ocorrido?
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Aula na lousa - 03/06/15
Aula 02/06/15
Guerra dos 100 Anos - Quiz TV Escola
Joana a'Darc O filme - Trailler
Arquivos Confidenciais - Joanna D'Arc
A Peste Negra
Ciencia Viva: Virus de la Peste Bubonica
As Cruzadas - A Segunda Cruzada.
As Cruzadas - A Primeira Cruzada.
Instrumentos de punição que já foram utilizados?
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Aula - 20.05.15
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ILUMINURAS
A vida medieval.
Filme Coração Valente (Dublado)
O direito de prima nocte.
Esse direito consistia em que, na primeira noite de núpcias de um casal do povo, a noiva deveria dormir com um nobre inglês, por isso prima nocte (primeira noite). Esse “direito” fora reinstituído pelo rei da Inglaterra, como forma de “misturar” o sangue escocês com o de nobres ingleses, visando a enfraquecer os fortes laços tribais que existiam entre eles, pois, segundo ele, o grande problema da Escócia é que “estava cheia de escoceses”.
Para evitar que algum nobre reivindicasse o direito de prima nocte, William, casa-se em segredo com Murron.
Esse direito consistia em que, na primeira noite de núpcias de um casal do povo, a noiva deveria dormir com um nobre inglês, por isso prima nocte (primeira noite). Esse “direito” fora reinstituído pelo rei da Inglaterra, como forma de “misturar” o sangue escocês com o de nobres ingleses, visando a enfraquecer os fortes laços tribais que existiam entre eles, pois, segundo ele, o grande problema da Escócia é que “estava cheia de escoceses”.
Para evitar que algum nobre reivindicasse o direito de prima nocte, William, casa-se em segredo com Murron.
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Atividade Livre (19.05.15)
Em grupo, represente os elementos de um
feudo por meio de um desenho colorido, num cartaz, com legendas. E ainda,
apresente, no mesmo cartaz, quatro obrigações do servo para com o senhor
feudal.
OBS: PARA VER AS FOTOS COMPLETAS E OS VÍDEOS DAS APRESENTAÇÕES, ENTRE NO SITE DO COLÉGIO.
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1º MÉIO A
1º MÉIO B
1º MÉIO C
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Aula 12.05.15
Nascimento e expansão do islã (pág. 87)
1. Ramadã é o nono mês do calendário islâmico. É o mês durante o
qual os muçulmanos praticam o seu jejum ritual, o quarto dos cinco
pilares do Islã.
2. Cinco pilares:
· Fé — professar e aceitar o
credo
· Oração — orar cinco vezes ao longo
do dia
· Caridade — pagar dádivas rituais
· Jejum — observar as obrigações do Ramadão
· Peregrinação — fazer a peregrinação a
Meca
3. Corão ou Alcorão é o livro sagrado do Islã. Os muçulmanos creem que o Alcorão é a palavra literal de Deus (Alá) revelada ao profeta Maomé (Muhammad) ao
longo de um período de vinte e três anos. A palavra Alcorão deriva do verbo árabe
que significa declamar ou recitar; Alcorão é portanto uma "recitação"
ou algo que deve ser recitado.
4. Hégira (622 fuga de Maomé de Meca para Iathreb, que
se terá seu nome mudado para Medina, posteriormente)
5. Sunitas X Xiitas
Após a morte do profeta Maomé (ou Mohammed), o fundador do
Islamismo e autor do livro sagrado Alcorão, houve um
processo de disputa para decidir quem deveria sucedê-lo, já que o Islã não consistia apenas em uma religião
desconectada do poder político. O Islã, em si mesmo, está estruturado em uma
proposta de civilização que articula princípios religiosos e políticos.
Da disputa pelo direito de
sucessão legítima do Profeta, duas correntes tornaram-se majoritárias: os xiitas e os sunitas. Tal
disputa teve seu início em 632 d.C., quando os califas (sucessores de Maomé), que também eram sogros de Maomé, Abu
Bakr e Omar, tentarem organizar a transmissão do poder político e da autoridade
religiosa. Essa tentativa logrou êxito até o ano de 644 d.C., quando um
integrante da família Omíada, também genro de Maomé, chamado Othmã, tornou-se
califa e passou a ter sua autoridade contestada por árabes islamizados que
viviam próximos à Medina. Othmã acabou sendo assassinado.
Ao assassinato de Othmã esteve
associada a figura de Ali, primo de Maomé que sucederia ao califa assassinado.
Os muçulmanos contrários a Ali declararam guerra ao califa e seus
simpatizantes. A figura mais proeminente que contestou a autoridade de Ali foi
o então responsável pelo poder da Síria, Muhawya. Esse último decidiu apurar o
assassinato de Othmã e averiguar a participação de Ali no caso. Isso foi o
bastante para que outro grupo muçulmano conspirasse contra Ali, que acabou
também assassinado.
Muhawya, então, tornou-se um
califa poderoso e transferiu a capital do califado de Medina para Damasco,
atual capital da Síria. Seus oponentes, que defendiam a sucessão do califado
pela hereditariedade, isto é, pelos descendentes da família de Maomé, ficaram
conhecidos como xiitas, um grupo ainda hoje
minoritário e que se caracteriza por ser tradicionalista, conservando as
antigas interpretações do Alcorão e da Lei Islâmica, a Sharia.
Já os membros do outro grupo,
muito maior em número de adeptos ainda hoje, constituindo cerca de 90% da
população islâmica, ficaram conhecidos como sunitas, primeiro
por divergirem da concepção sucessória dos xiitas e,
segundo, por sempre atualizarem suas interpretações do livro sagrado do Alcorão
e da Lei Islâmica, levando em consideração as transformações pelas quais o
mundo passou e valendo-se de outra fonte além das citadas, a Suna — livro onde estão compilados os grandes
feitos e exemplos do profeta Maomé. Daí deriva o nome sunita.
6. Califados
Califado é a forma islâmica monárquica
de governo que
representa a unidade e liderança política do mundo
islâmico. A posição de seu chefe de
Estado, o califa, baseia-se na noção de um sucessor à autoridade política do profeta islâmico Maomé.
De acordo com os sunitas,
o califa deve, idealmente, ser um membro da tribo dos quraysh, eleito pelos
muçulmanos ou por seus representantes; já para os xiitas, ele
deve ser um imã que
descenda diretamente da Ahl al-Bayt,
a família do profeta Maomé.
Desde o advento do islã até 1924, diversas dinastias
alternaram-se sucessivamente no califado, incluindo os omíadas,
que foram expulsos de Damasco para Córdoba, no al-Ândalus (Ibéria
muçulmana), os abássidas, que governaram a partir de Bagdá,
osfatímidas, que governaram a partir de Cairo, no Egito, e, finalmente, os otomanos.
O Califado é a única forma de
governo que tem a total aprovação na teologia islâmica tradicional,
e "é o conceito político central do islamismo sunita, por consenso da
maioria muçulmana nos primeiros séculos."
7. Jihad
Pode ser entendida como uma luta,
mediante vontade pessoal, de se buscar e conquistar a fé perfeita. Ao contrário
do que muitos pensam, jihad não significa "Guerra Santa",
nome dado pelos Europeus às lutas religiosas na Idade Média (por
exemplo: Cruzadas) por mimetismo com o contato com um Islão que, durante 500
anos antes destas, invadira metade do mundo cristão. Aquele que segue aJihad é conhecido como Mujahid.
O Islã - Parte 1
O Islã - Parte 2
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Correção da tarefa em 08.05.15
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Aula na lousa 06.05.15
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As Grandes civilizações - Idade Média - Os Carolíngios Parte 1.
As Grandes civilizações - Idade Média - Os Carolíngios Parte 2.
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Aula na lousa 05.05.15
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ATENÇÃO 1º MÉDIO PRAS INSCRIÇÕES PARA ESTÁGIO SABESP 2015.
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Aula na lousa 29.04.15
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COOREÇÃO DE TAREFA.
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Aula na lousa 28.04.15
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Aula na lousa 14.04.15
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IMPÉRIO ROMANO
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Série Jornada Humana da TV escola
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ATIVIDADE LIVRE DOS TRÊS 1ºS MÉDIOS
(Confeccione um utensilio do Período Paleolítico e um utensílio do Período Neolítico utilizando qualquer material como, por exemplo, madeira e argila. Apresente-os para a sua turma explicando suas prováveis utilizações. Além disso, explique como as pontas de pedra, descobertas nas escavações arqueológicas, podem indicar a tecnologia dos grupos humanos.)
1º MÉDIO A
1º MÉDIO B
TRABALHO (ATIVIDADE LIVRE) DO GRUPO DA ALUNA GIOVANNA DO 1º MÉDIO A.
Como não conseguimos apresentá-lo em sala, combinamos que eu iria divulga-lo em meu blog.
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Pesquisador exibe um pedaço de mandíbula descoberto na Etiópia, que os cientistas batizaram de LD-350-1: ancestral humano teria vivido há 2,8 milhões
Uma equipe de cientistas
confirmou nesta quarta-feira (4) a descoberta de um fóssil de um hominídeo de
2,8 milhões de anos, que se torna assim o mais antigo encontrado até agora do
gênero "Homo", ao qual pertence o homem atual.
Trata-se de parte da mandíbula de um hominídeo achada em 2013 na Etiópia, cuja
análise em dois estudos publicados na revista "Science" aponta que a
divisão do gênero "Homo" ocorreu quase meio milhão de anos antes do
que se tinha concluído anteriormente.
Os pesquisadores indicam que o fóssil, que é conhecido como LD 350-1, combina
os traços primitivos do "Australopithecus" com as características
mais modernas do "Homo", que situariam este gênero antes no tempo.
Uma equipe de cientistas
confirmou nesta quarta-feira (4) a descoberta de um fóssil de um hominídeo de
2,8 milhões de anos, que se torna assim o mais antigo encontrado até agora do
gênero "Homo", ao qual pertence o homem atual.
Trata-se de parte da mandíbula de um hominídeo achada em 2013 na Etiópia, cuja
análise em dois estudos publicados na revista "Science" aponta que a
divisão do gênero "Homo" ocorreu quase meio milhão de anos antes do
que se tinha concluído anteriormente.
Os pesquisadores indicam que o fóssil, que é conhecido como LD 350-1, combina
os traços primitivos do "Australopithecus" com as características
mais modernas do "Homo", que situariam este gênero antes no tempo.
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Grandes Civilizações: O Império Romano - Parte 1 de 2
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Grandes Civilizações - Grécia Antiga
.
Série Grandes Civilizações Os Hebreus (Parte 2)
Série Grandes Civilizações Os Hebreus (Parte 1)
Grandes Civilizações Mesopotaia parte 1 e 2
Grandes Civilizações antigo Egito parte 1 e 2
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1º MÉDIO A, B e C: Não houve um Big Bang? Equação quântica prevê que o universo não teve começo.
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1º MÉDIO A, B e C: Pré- História - O homem da América
Texto com exercícios para auxílio aos alunos. Clique aqui.
Esqueleto de 12 mil anos desbanca Luzia como fóssil mais antigo
1º MÉDIO A, B e C: Pré- História - O homem da América
Texto com exercícios para auxílio aos alunos. Clique aqui.
Esqueleto de 12 mil anos desbanca Luzia como fóssil mais antigo
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1º MÉDIO a, B e C - No anivérsário de Charles Darwin, veja cinco curiosidades sobre ele.
Em 12 de fevereiro de 1809, nascia o inglês Charles Darwin (1809-1882), um dos cientistas mais importantes da história. O naturalista revolucionou os conceitos sobre a evolução das espécies por meio da teoria da seleção natural (entenda melhor sobre ela aqui).
Na data de seu aniversário, seu incontável número de admiradores promovem uma homenagem anual batizada de Darwin Day (Dia de Darwin, em tradução livre). O principal objetivo é justamente ressaltar suas contribuições para a humanidade.
A teoria de Darwin, apesar de comprovada cientificamente, ainda encontra resistência. Principalmente entre os defensores do criacionismo que recusam a evolução. No Brasil, há quem defenda que essa doutrina seja ensinada nas escolas.
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1º MÉDIO A, B e C - Piauí abrigou a ocupação humana mais antiga das Américas, diz estudo.
Uma equipe internacional de arqueólogos encontrou novas evidências de que o sertão do Piauí abrigou alguns dos primeiros seres humanos das Américas, que teriam vivido por lá há mais de 20 mil anos. A hipótese é polêmica e contestada pela maior parte da comunidade científica. Mas os autores do novo estudo realizaram uma análise de detalhes microscópicos da superfície dos artefatos achados no Parque Nacional Serra da Capivara, mostrando que eles só poderiam ter sido usados por pessoas para tarefas como cortar carne ou desbastar madeira, por exemplo. Esse dado pode ser crucial porque, para muitos dos céticos que questionam a antiguidade dos sítios arqueológicos...
1º MÉDIO A, B e C - Piauí abrigou a ocupação humana mais antiga das Américas, diz estudo.
Uma equipe internacional de arqueólogos encontrou novas evidências de que o sertão do Piauí abrigou alguns dos primeiros seres humanos das Américas, que teriam vivido por lá há mais de 20 mil anos. A hipótese é polêmica e contestada pela maior parte da comunidade científica. Mas os autores do novo estudo realizaram uma análise de detalhes microscópicos da superfície dos artefatos achados no Parque Nacional Serra da Capivara, mostrando que eles só poderiam ter sido usados por pessoas para tarefas como cortar carne ou desbastar madeira, por exemplo. Esse dado pode ser crucial porque, para muitos dos céticos que questionam a antiguidade dos sítios arqueológicos...
https://www.youtube.com/watch?v=xoQeUISRvSg
ResponderExcluirEsse é o nosso trabalho .