1ºmédio A,B e C

HISTÓRIA

______________________________________________________

03/11/15 - Matéria das avaliações do 4º Bim.

Clique nas imagens para serem ampliadas.


OBS: também passado na lousa e anexado no mural da sala.

______________________________________________________

30/10/15 - aula.

Clique nas imagens para serem ampliadas.

 


______________________________________________________

27/10/15 - aula no 1º médio B.

Clique nas imagens para serem ampliadas.

 

 

 


______________________________________________________

14/10/15 - aula e e correção de tarefas (pág. 182 e 197).

Clique nas imagens para serem ampliadas.


OBS: também passado na lousa.

 

 

  

 

OBS: também passado na lousa.

______________________________________________________


Monarquia Absolutista Inglesa



Estado Espanhol - Absolutismo Espanhol.




O Absolutismo - A Ascensão de Luís XIV - Filme Completo



O Absolutismo na França e o século XVII - Telecurso.



Guerra dos 30 anos.








Reforma Protestante e Paz de Augsburgo: Vídeoaula



Católicos contra Protestantes: La guerra de los 30 años










GUERRA DOS 30 ANOS


Monarquia Absoluta

Monarquia Absoluta


______________________________________________________

Aula (Revisão para as provas) - 09/09/15

Clique nas imagens para serem ampliadas.

 


______________________________________________________


Tema: Reforma Protestante:

Lutero O Filme Dublado COMPLETO


______________________________________________________


ATIVIDADES-LIVRES do 3º Bim. 

1º Médio A, B e C.


______________________________________________________

Aula (correção de exercícios) - 28/08/15

Clique nas imagens para serem ampliadas.

 

 

 

 



______________________________________________________


Aula 14.08.15

Clique nas imagens para serem ampliadas.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


______________________________________________________

ATIVIDADE LIVRE: 1º Médio A e C (para 26/08) e 1º Médio B ( para 28/08):

· OBJETIVO: Reproduzir   um   telejornal   apresentando  uma  obra  artística  ou   uma   obra   filosófica  ocorrida  durante  o Renascimento, de maneira a relembrar um acontecimento vivenciado, neste período.
· RECURSOS UTILIZADOS: Computador, máquina digital ou celular.
·PROGRAMAS UTILIZADOS: Processador de texto (Word) e Windows Movie Maker.
  
Organizando a produção:
· A classe deve dividir-se em grupo de seis alunos e, cada um deve ter papel definido: uma dupla de alunos deve ficar responsável pela escrita do texto; outra, pela elaboração do cenário (visual do jornal) e do figurino (visual dos apresentadores) e; por fim, outra dupla deve apresentar o noticiário.
· Cada grupo deve decidir o nome do telejornal.

· A  dupla  responsável  pela  escrita  do  texto, pesquisa e  seleciona  o  assunto  dentro  do  tema, com a concordância dos demais, para produzir uma matéria. Devem apresentar a obra escolhida por meio de imagens ou textos (ou trecho do texto).


Produzindo as matérias:
· Os responsáveis pela produção do texto podem valer-se de documentos históricos, artigos e documentários sobre o tema para colherem informações que dêm subsídio a sua matéria. Enquanto isso, a dupla responsável pelo cenário providencia o material necessário (mesa, cadeira, cartolina com o logotipo do jornal, o plano de fundo, a música de fundo, a música de entrada etc.), bem como a produção do figurino.

Gravando:
· O grupo deve ajudar a dupla de apresentadores a ensaiar, contando o tempo de leitura das matérias, de modo que a apresentação não fique longa e cansativa (sugiro que dure cerca de um minuto e meio). Também pode dar dicas aos apresentadores, quanto à entonação e a dicção.
· No Windows Movie Maker, os grupos devem trabalhar com seus vídeos. Terminado a edição, devem salvar como arquivo de vídeo com uma indicação de que o vídeo está finalizado (ex: Renascimento - pronto)

Dicas para produção do telejornal na escola:
· Os textos das notícias para o telejornal devem ser curtos e objetivos.
· Os apresentadores devem ter domínio da leitura e boa dicção.
· O assunto deverá ter cerca de 20 segundos para que a apresentação não fique cansativa. 
· Se o grupo decidir, poderá haver mais de um cenário. Todos podem ser escolhidos no próprio colégio.
·A edição do vídeo deve ser realizada pelo grupo, em um só computador.

Apresentação da produção:
O grupo apresenta o seu telejornal para a turma com a ajuda do projetor multimídia ou vídeo DVD. Lembrar aqui, de agendar a sala de multimídia, com antecedência.

Roteiro para formular a notícia:
1.                   Mencionar a obra artística ou filosófica (O que aconteceu?)
2.                   Onde aconteceu?
3.                   Quando?
4.                   Como?
5.                   Qual(ais) o(s) envolvido(s)?
6.                   O porquê do ocorrido?


______________________________________________________

Aula na lousa - 03/06/15

  


______________________________________________________



Aula 02/06/15

Guerra dos 100 Anos - Quiz TV Escola


Joana a'Darc O filme - Trailler



Arquivos Confidenciais - Joanna D'Arc


A Peste Negra


Ciencia Viva: Virus de la Peste Bubonica


______________________________________________________

Aula 27/05/15

Clique sobre as imagens para ampliá-las.

 

 


As Cruzadas - A Segunda Cruzada.


As Cruzadas - A Primeira Cruzada.


Instrumentos de punição que já foram utilizados?

______________________________________________________

Aula - 20.05.15

Clique sobre as imagens para ampliá-las.



 

 





ILUMINURAS

  
  

A vida medieval.


Filme Coração Valente (Dublado)

O direito de prima nocte.

Esse direito consistia em que, na primeira noite de núpcias de um casal do povo, a noiva deveria dormir com um nobre inglês, por isso prima nocte (primeira noite). Esse “direito” fora reinstituído pelo rei da Inglaterra, como forma de “misturar” o sangue escocês com o de nobres ingleses, visando a enfraquecer os fortes laços tribais que existiam entre eles, pois, segundo ele, o grande problema da Escócia é que “estava cheia de escoceses”.

Para evitar que algum nobre reivindicasse o direito de prima nocte, William, casa-se em segredo com Murron.




______________________________________________________


Atividade Livre (19.05.15)

Em grupo, represente os elementos de um feudo por meio de um desenho colorido, num cartaz, com legendas. E ainda, apresente, no mesmo cartaz, quatro obrigações do servo para com o senhor feudal.

OBS: PARA VER AS FOTOS COMPLETAS E OS VÍDEOS DAS APRESENTAÇÕES, ENTRE NO SITE DO COLÉGIO.

Clique nas imagens para ampliá-las.

1º MÉIO A

 

  

 

 

 

 

 

 


1º MÉIO B

 

 

 

  

 

 

 
 


1º MÉIO C

 

 

 

 

 

 

 

 

 

______________________________________________________

Aula 12.05.15

Nascimento e expansão do islã (pág. 87)

1. Ramadã é o nono mês do calendário islâmico. É o mês durante o qual os muçulmanos praticam o seu jejum ritual, o quarto dos cinco pilares do Islã.

2. Cinco pilares:
·   — professar e aceitar o credo
·  Oração — orar cinco vezes ao longo do dia
·  Caridade — pagar dádivas rituais
·  Jejum — observar as obrigações do Ramadão
·  Peregrinação — fazer a peregrinação a Meca

3. Corão ou Alcorão é o livro sagrado do Islã. Os muçulmanos creem que o Alcorão é a palavra literal de Deus (Alá) revelada ao profeta Maomé (Muhammad) ao longo de um período de vinte e três anos. A palavra Alcorão deriva do verbo árabe que significa declamar ou recitar; Alcorão é portanto uma "recitação" ou algo que deve ser recitado.

4. Hégira (622 fuga de Maomé de Meca para Iathreb, que se terá seu nome mudado para Medina, posteriormente)

5. Sunitas X Xiitas
Após a morte do profeta Maomé (ou Mohammed), o fundador do Islamismo e autor do livro sagrado Alcorão, houve um processo de disputa para decidir quem deveria sucedê-lo, já que o Islã não consistia apenas em uma religião desconectada do poder político. O Islã, em si mesmo, está estruturado em uma proposta de civilização que articula princípios religiosos e políticos.
Da disputa pelo direito de sucessão legítima do Profeta, duas correntes tornaram-se majoritárias: os xiitas e os sunitas. Tal disputa teve seu início em 632 d.C., quando os califas (sucessores de Maomé), que também eram sogros de Maomé, Abu Bakr e Omar, tentarem organizar a transmissão do poder político e da autoridade religiosa. Essa tentativa logrou êxito até o ano de 644 d.C., quando um integrante da família Omíada, também genro de Maomé, chamado Othmã, tornou-se califa e passou a ter sua autoridade contestada por árabes islamizados que viviam próximos à Medina. Othmã acabou sendo assassinado.
Ao assassinato de Othmã esteve associada a figura de Ali, primo de Maomé que sucederia ao califa assassinado. Os muçulmanos contrários a Ali declararam guerra ao califa e seus simpatizantes. A figura mais proeminente que contestou a autoridade de Ali foi o então responsável pelo poder da Síria, Muhawya. Esse último decidiu apurar o assassinato de Othmã e averiguar a participação de Ali no caso. Isso foi o bastante para que outro grupo muçulmano conspirasse contra Ali, que acabou também assassinado.
Muhawya, então, tornou-se um califa poderoso e transferiu a capital do califado de Medina para Damasco, atual capital da Síria. Seus oponentes, que defendiam a sucessão do califado pela hereditariedade, isto é, pelos descendentes da família de Maomé, ficaram conhecidos como xiitas, um grupo ainda hoje minoritário e que se caracteriza por ser tradicionalista, conservando as antigas interpretações do Alcorão e da Lei Islâmica, a Sharia.
Já os membros do outro grupo, muito maior em número de adeptos ainda hoje, constituindo cerca de 90% da população islâmica, ficaram conhecidos como sunitas, primeiro por divergirem da concepção sucessória dos xiitas e, segundo, por sempre atualizarem suas interpretações do livro sagrado do Alcorão e da Lei Islâmica, levando em consideração as transformações pelas quais o mundo passou e valendo-se de outra fonte além das citadas, a Suna — livro onde estão compilados os grandes feitos e exemplos do profeta Maomé. Daí deriva o nome sunita.

6. Califados
Califado é a forma islâmica monárquica de governo que representa a unidade e liderança política do mundo islâmico. A posição de seu chefe de Estado, o califa, baseia-se na noção de um sucessor à autoridade política do profeta islâmico Maomé.
De acordo com os sunitas, o califa deve, idealmente, ser um membro da tribo dos quraysheleito pelos muçulmanos ou por seus representantes; já para os xiitas, ele deve ser um imã que descenda diretamente da Ahl al-Bayt, a família do profeta Maomé.
Desde o advento do islã até 1924, diversas dinastias alternaram-se sucessivamente no califado, incluindo os omíadas, que foram expulsos de Damasco para Córdoba, no al-Ândalus (Ibéria muçulmana), os abássidas, que governaram a partir de Bagdá, osfatímidas, que governaram a partir de Cairo, no Egito, e, finalmente, os otomanos.
Califado é a única forma de governo que tem a total aprovação na teologia islâmica tradicional, e "é o conceito político central do islamismo sunita, por consenso da maioria muçulmana nos primeiros séculos."

7. Jihad
Pode ser entendida como uma luta, mediante vontade pessoal, de se buscar e conquistar a fé perfeita. Ao contrário do que muitos pensam, jihad não significa "Guerra Santa", nome dado pelos Europeus às lutas religiosas na Idade Média (por exemplo: Cruzadas) por mimetismo com o contato com um Islão que, durante 500 anos antes destas, invadira metade do mundo cristão. Aquele que segue aJihad é conhecido como Mujahid.


O Islã - Parte 1



O Islã - Parte 2


______________________________________________________

Correção da tarefa em 08.05.15


Clique em cima de cada imagem para aumentá-la.


 

 

______________________________________________________

Aula na lousa 06.05.15


Clique em cima de cada imagem para aumentá-la.

 

 

 



As Grandes civilizações - Idade Média - Os Carolíngios Parte 1.


As Grandes civilizações - Idade Média - Os Carolíngios Parte 2.

______________________________________________________

Aula na lousa 05.05.15

Clique em cima de cada imagem para aumentá-la.

 

 


______________________________________________________


ATENÇÃO 1º MÉDIO PRAS INSCRIÇÕES PARA ESTÁGIO SABESP 2015.

______________________________________________________

Aula na lousa 29.04.15

Clique em cima de cada imagem para aumentá-la.

COOREÇÃO DE TAREFA. 


 


 

 

 

______________________________________________________

Aula na lousa 28.04.15

Clique em cima de cada imagem para aumentá-la.

 

 

 

 

 



 Aula na lousa 14.04.15

Clique em cima de cada imagem para aumentá-la.

 

 


IMPÉRIO ROMANO

______________________________________________________


Resultado de imagem para jornada humana

Série Jornada Humana da TV escola

______________________________________________________


ATIVIDADE LIVRE DOS TRÊS 1ºS MÉDIOS 

(Confeccione um utensilio do Período Paleolítico e um utensílio do Período Neolítico utilizando qualquer material como, por exemplo, madeira e argila. Apresente-os para a sua turma explicando suas prováveis utilizações. Além disso, explique como as pontas de pedra, descobertas nas escavações arqueológicas, podem indicar a tecnologia dos grupos humanos.)

1º MÉDIO A

 

 

 

 

 

 

 

 

 


1º MÉDIO B


 

  

 

 

 

 

 

1º MÉDIO C

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


______________________________________________________


TRABALHO (ATIVIDADE LIVRE) DO GRUPO DA ALUNA GIOVANNA DO 1º MÉDIO A. 

Como não conseguimos apresentá-lo em sala, combinamos que eu iria divulga-lo em meu blog.


______________________________________________________


Pesquisador exibe um pedaço de mandíbula descoberto na Etiópia, que os cientistas batizaram de LD-350-1: ancestral humano teria vivido há 2,8 milhões

Pesquisador exibe um pedaço de mandíbula descoberto na Etiópia, que os cientistas batizaram de LD-350-1: ancestral humano teria vivido há 2,8 milhões


Uma equipe de cientistas confirmou nesta quarta-feira (4) a descoberta de um fóssil de um hominídeo de 2,8 milhões de anos, que se torna assim o mais antigo encontrado até agora do gênero "Homo", ao qual pertence o homem atual.



Trata-se de parte da mandíbula de um hominídeo achada em 2013 na Etiópia, cuja análise em dois estudos publicados na revista "Science" aponta que a divisão do gênero "Homo" ocorreu quase meio milhão de anos antes do que se tinha concluído anteriormente.



Os pesquisadores indicam que o fóssil, que é conhecido como LD 350-1, combina os traços primitivos do "Australopithecus" com as características mais modernas do "Homo", que situariam este gênero antes no tempo.

______________________________________________________

Grandes Civilizações: O Império Romano - Parte 1 de 2
.


Grandes Civilizações - Grécia Antiga

.

Série Grandes Civilizações Os Hebreus (Parte 2)


Série Grandes Civilizações Os Hebreus (Parte 1)


Grandes Civilizações Mesopotaia parte 1 e 2



Grandes Civilizações antigo Egito parte 1 e 2

______________________________________________________

1º MÉDIO A, B e C: Não houve um Big Bang? Equação quântica prevê que o universo não teve começo.



______________________________________________________


1º MÉDIO A, B  e C: Pré- História - O homem da América

Texto com exercícios para auxílio aos alunos. Clique aqui.

______________________________________________________


1º MÉDIO a, B e C - No anivérsário de Charles Darwin, veja cinco curiosidades sobre ele.

Em 12 de fevereiro de 1809, nascia o inglês Charles Darwin (1809-1882), um dos cientistas mais importantes da história. O naturalista revolucionou os conceitos sobre a evolução das espécies por meio da teoria da seleção natural (entenda melhor sobre ela aqui).
Na data de seu aniversário, seu incontável número de admiradores promovem uma homenagem anual batizada de Darwin Day (Dia de Darwin, em tradução livre). O principal objetivo é justamente ressaltar suas contribuições para a humanidade.
A teoria de Darwin, apesar de comprovada cientificamente, ainda encontra resistência. Principalmente entre os defensores do criacionismo que recusam a evolução. No Brasil, há quem defenda que essa doutrina seja ensinada nas escolas.

______________________________________________________


1º MÉDIO A, B  e C - Piauí abrigou a ocupação humana mais antiga das Américas, diz estudo.

Uma equipe internacional de arqueólogos encontrou novas evidências de que o sertão do Piauí abrigou alguns dos primeiros seres humanos das Américas, que teriam vivido por lá há mais de 20 mil anos. A hipótese é polêmica e contestada pela maior parte da comunidade científica. Mas os autores do novo estudo realizaram uma análise de detalhes microscópicos da superfície dos artefatos achados no Parque Nacional Serra da Capivara, mostrando que eles só poderiam ter sido usados por pessoas para tarefas como cortar carne ou desbastar madeira, por exemplo. Esse dado pode ser crucial porque, para muitos dos céticos que questionam a antiguidade dos sítios arqueológicos... 


Piauí

______________________________________________________


1º médio A, B e C - Entrevista com Niède Guidon no Roda Viva.


A arqueóloga de ascendência francesa Niède Guidon revelou detalhes sobre as dificuldades enfrentadas para a manutenção do Parque Nacional da Serra da Capivara, no Piauí. Segundo a pesquisadora, "o parque só tem dois funcionários, o resto é terceirizado de uma empresa que nem sempre repassa os pagamentos feitos".



______________________________________________________

1º MÉDIO A, B e C. - Vídeos/apoio da Aula sobre Evolucionismo e Criacionismo (Origem das Espécies).


Aula sobre evolucionismo – Desenho




Paródia: Evolução Darwinismo, Lamarck e Bíblia



Evolução Aula 01 - Darwin e a Seleção Natural



Charles Darwin - "A Origem das espécies" (Completo)


 ______________________________________________________


Clip shows what a Photoshop with motion and real-time - Incredible!



 Clipe Anorexia


Um comentário: