domingo, 8 de março de 2009

(1º médio A e B) - Correção das questões da Unidade 01 – “A Escrita da História”

1º médio A – 1º Bimestre

Correção das questões da Unidade 01 – “A Escrita da História”:

OBS: PARA OS ALUNOS QUE NÃO APRESENTARAM A APOSTILA EM DIA, E NÃO PARTICIPARAM DA CORREÇÃO DAS QUESTÕES ABAIXO, TERÃO QUE COPIÁ-LAS E APRESENTÁ-LAS ANTES DA PROVA PARA RECEBEREM, AO MENOS, UMA NOTA MÍNIMA.
OS QUE APRESENTARAM E PARTICIPARAM DA CORREÇÃO, RECEBERÃO A NOTA MÁXIMA, POR ISSO.

Pág. 5 e 6.

1)

a) Ciência é uma forma de conhecer a realidade por meio de métodos que permitem comprovar afirmações feitas por estudiosos de determinado assunto. A História estuda o homem e todas as suas manifestações.

b) Fontes históricas são documentos, escritos ou não, que auxiliam os historiadores na interpretação do passado. Exemplos: livros, fotografias, mapas antigos, fósseis, edificações etc.

c) Sugestão de resposta: Apenas por meio do estudo do passado pode-se compreender o presente.

2)

a) Ciência que estuda os fósseis. As conclusões da paleontologia sobre fósseis de hominídeos são fundamentais para se entender a evolução da espécie humana.

b) Ciência que estuda ruínas e artefatos antigos. Permite ao historiador compreender melhor como viveram os homens em épocas passadas.

c) Ciência que estuda as relações entre homem e meio ambiente.

3)

a) Resposta pessoal.

b) Fontes primárias, pois são contemporâneas ao objeto do estudo.

Pág. 4.

1) Sugestão de resposta: O tempo para a História não se resume aos tempos cronológico e astronômico, e os homens, inseridos em suas culturas, elaboram diferentes formas de percebê-lo, medi-lo e vivenciá-lo.

2) Na noção cíclica do tempo, não há espaço para o surgimento de algo novo, uma vez que tudo no mundo está condenado à eterna repetição. Essa concepção era predominante entre os gregos.

3) Com exceção dos monges, os homens medievais percebiam a sucessão do tempo de acordo com as estações do ano. Tal noção pode ser explicada tanto pela falta de instrumentos adequados quanto pelas características rurais predominantes nas sociedades européias da época.

4)

a)

- Curta – duração – refere-se a fenômenos que não permanecem durante muito tempo;

- Média duração – indica fenômenos que apresentam certa estabilidade temporal e permanecem por mais tempo;

- Longa duração – relaciona-se a fenômenos que perduram por centenas ou mesmo milhares de anos.

b)

- Agricultura – longa duração;
- Carros – média duração;
- Disquetes – curta duração.

Pág. 9

1)

Paleolítico;
Neolítico e
Idade dos Metais.

2) Essa periodização leva em consideração apenas aspectos tecnológicos e desconsidera o fato de os grupos humanos não evoluírem da mesma forma.

Pág. 10

1) Em ambas o homem é criado a partir do barro por uma divindade e é uma das últimas criações.

2) Criacionismo é uma teoria sobre a origem do mundo e do homem que parte do pressuposto de que tudo foi criado por um deus. Criacionismo, portanto, é uma teoria de fundo religioso.

3) Segundo pesquisas, a última glaciação ocorreu há cerca de 10 mil anos, o que colocaria a época atual como um período interglacial.

4) O evolucionismo afirma que a vida sofre adaptações conforme ocorrem mudanças ambientais. As espécies que conseguem se adaptar sobrevivem e as não adaptar sobrevivem e as não adaptadas desaparecem. Além dos dinossauros, muitas outras espécies desaparecem, como o tigre-dente-de-sabre, e outras ainda sobrevivem da mesma forma desde a Pré-História, como crocodilos e baratas.

Pág. 12 e 13.

1)

a) O Homo habilis já fabricava instrumentos e roupas, mas provavelmente ainda se restringia ao continente africano. O Homo erectus tinha postura totalmente ereta, era bem mais desenvolvido e se expandiu para fora da África.

b) Em especial em relação à segurança, pois a defesa coletiva do grupo era uma garantia de sobrevivência. Além disso, a caça de animais de grande porte exigia o trabalho em grupo.

c) A referência aos hominídeos deixa claro tratar-se do Evolucionismo. Essa teoria parte do ponto de vista de que as espécies vivas sofrem alterações genéticas (mutações) em função de alterações ambientais. As espécies melhor adaptadas sobrevivem e as que não conseguem desenvolver mecanismos adaptativos eficientes entram em extinção.

Pág. 17 a 20.

1) O fogo representou um avanço tecnológico fundamental para o homem, pois possibilitava maior segurança, além de funcionar como arma e permitir o cozimento e conservação dos alimentos e o aperfeiçoamento de armas.

2) Assinalar o 1º, 2º e 3º item.

3) As ordens são: P, P, P e N.

4) Trata-se da teoria de Clóvis, segundo a qual a América foi ocupada a partir do norte por populações oriundas da Ásia, que atravessaram o estreito de Bering durante períodos de glaciação. Essa teoria afirma que as migrações ocorreram cerca de 30 mil a.C. No entanto, achados arqueológicos no Piauí apontam datas mais antigas, sugerindo que grupos humanos podem ter chegado à América do Sul antes de à América do Norte, inviabilizando a Teoria de Clóvis.

5) Arte ou pintura rupestre. Além de motivos estéticos, as pinturas possuíam um caráter mágico, na medida em que se acreditava que a representação do animal ou da caçada era uma garantia do sucesso dela.

6) Assinalar as alternativas: b, c e d.

7) Ordem correta: a) V; B) F - O fogo foi descoberto no Paleolítico, e representou a mais importante descoberta tecnológica desse período; c) F – Essas tecnologias foram descobertas no período Neolítico e ajudaram a fixar o homem à terra; d) V; e) V.

8) Trata-se da descoberta da agricultura e da pecuária. Essa revolução teve um impacto fundamental na história das comunidades humanas, uma vez que contribuiu para a sedentarização do homem e para o surgimento das primeiras civilizações.

9) Nomadismo está relacionado ao estilo de vida de populações que mudam constantemente seu local de moradia em função da necessidade de sobrevivência. Sedentarismo está relacionado às populações que se fixam em determinado território em que local de trabalho e de moradia se confundem.

b) nomadismo – caçadores-coletores e paleolítico;
sedentarismo – agricultores-pastores e neolítico.

c)

----------------------------Caçadores-coletores----------------Agricultores-pastores

Alimentação---------------Raízes, frutos, carne-----------------Cereais, carne, frutas
Moradia-------------------Cabanas provisórias, cavernas-------Casas permanentes
Instrum.de trabalho-------I. de pedra lascada e madeira--------I. de pedra polida

1) Antiguidade Oriental, que compreende civilizações como Egito e Mesopotâmia; Antiguidade Clássica, formada por Grécia e Roma.

2)

a) Trata-se da forma de organização econômica e material adotada por uma sociedade.

b) Os meios de produção (terra, máquinas, ferramentas etc.) necessários para produzir determinado produto; relações de produção que são relações de trabalho.

c)

Modo de produção asiático: os meios de produção pertenciam em sua maior parte ao estado, e as relações de produção predominantes eram servis.

Modo de produção escravista: os meios de produção pertenciam em geral a indivíduos privados e as relações de produção eram predominantemente escravistas.

3) No capitalismo os meios de produção estão nas mãos de indivíduos privados, mas o estado é proprietário de estradas, portos, aeroportos, além de empresas ligadas ao setor de energia. Já as relações de produção são assalariadas.

Pág. 21

1) Trata-se da construção de obras de interesse comum, ligadas à irrigação e ao controle das cheias do Nilo, que motivaram a união entre comunidades, formando unidades maiores; o segundo mecanismo foi a conquista militar de áreas controladas por comunidades vizinhas.

2) Nomos foram pequenos reinos formados ao longo do delta e do vale do rio Nilo durante o período pré-dinástico.

3) Trata-se da área compreendia por um semicírculo em forma de lua crescente entre os valores do rio Nilo e os vales dos rios Tigre e Eufrates. As civilizações associadas a essa área são o Egito, a Mesopotâmia, a Pérsia, a Fenícia e os hebreus.

Pág. 23 e 24

1) O motivado interno a resistência que os nomarcas ofereciam à autoridade centralizadora do faraó, e o motivo externo, as invasões estrangeiras, como a dos hicsos e assírios.

2) A invasão dos hicsos permitiu aos egípcios dominar a técnica de fundição do bronze e do ferro, o que representou um avanço enorme em termos de tecnologia Bélgica. Além disso, os hicsos introduziram no Egito o uso do carro de guerra e do cavalo.

3) Letra “a”.

3.2) Essa reforma foi de caráter monoteísta e buscava diminuir a influência da classe sacerdotal, em especial aquela ligada ao culto do deus Amon-Rá.

3.3) Teocracia significa “poder divino”, ou seja, o poder político e o poder religioso apresentam-se misturados. O faraó era encarado como um deus vivo e a concepção teocrática de poder legitimava e reforçava sua autoridade.

3.4) Associada intimamente ao poder no Egito Antigo, a religião hoje é menos presente nas questões políticas, sociais e culturais. Nossos governantes não são considerados figuras divinas, mas homens comuns.

Pág. 25 e 26

1) Sugestão de resposta: O Egito é uma região cercada por desertos e de clima quente e árido, ou seja, pouco propício para a agricultura. No entanto, o rio Nilo fornecia água para irrigação e suas cheias acumulavam materiais orgânicos em suas margens, tornando a terá muito fértil. Além disso, o rio fornecia água para beber, para lavar roupas, como meio de transporte, para a pesca, além do papiro, arbusto que crescia de forma abundante em suas margens.

2) O Estado egípcio era o proprietário da maioria das terras, controlava a produção, distribuindo terras de modo desigual e privilegiando nobres e sacerdotes, explorava o trabalho das camadas produtoras pela cobrança de impostos e serviços. O amplo controle do Estado sobre as atividades econômicas deixava pouco ou nenhum espaço para as iniciativas individuais.

3) Seguinte ordem: de cima para baixo:

1 – faraó e família;
2 – Nobres e sacerdotes;
3 – Escribas;
4 – Artesãos e felás;
6 – Escravos.

4) (Resposta pessoal).

5) Apenas no Novo Império o Egito se tornou uma potência militarista, conquistando regiões como a Síria e a Fenícia, o que eu ocasionou o aumento no número de escravos.

Pág. 27, 28 e 29.

1)

a) Assinalar o 1º e o 3º item.

b) O Egito Antigo era politeísta. Além disso, suas divindades foram elaboradas a partir de fenômenos naturais e a representação dos deuses era, em geral, antropozoomórfica. (Vale lembrar de comentar aqui, também, a respeito do livro dos Mortos, a existência de animais sagrados, a mitologia etc.)

2)

a) O material de construção utilizado foi a pedra.

b) Semelhanças: todas as construções tinham função funerária.
Diferenças: eram diferentes quanto à forma – pirâmides eram construções sobre o solo, mastabas apresentavam uma parte subterrânea e outra exposta, e hipogeus eram túmulos totalmente construídos sob o solo.

c) Obras faraônicas são obras grandiosas, marcadas pela monumentalidade. A construção desse tipo de obra procura realçar o poder dos governantes até os dias de hoje.

3)

a) O papiro é uma planta que nasce nas margens do Rio Nilo e que permite a produção de uma fibra vegetal utilizada pelos antigos egípcios como se fosse um papel.

b) Os hieróglifos eram caracteres que representavam idéias e frases inteiras, ao contrário da escrita vocabular, na qual cada símbolo representa um som.

c) A pedra de roseta apresentava a mesma inscrição em quatro formas diferentes de escrita (a hieroglífica, a demótica, a hierática e em grego, escrita conhecida), por isso foi possível comparar os textos, o que permitiu sua decifração.

4)

a) Arte com influência de temas religiosos e ausência de perspectiva.

b) Os personagens são representados com o trono e os olhos na posição frontal, e membros e cabeça na posição de perfil.

5) Sugestão de resposta: As ciências egípcias tiveram um caráter prático. O estudo dos astros contribuiu para a escolha de épocas propícias ao plantio e à colheita. Já os cálculos matemáticos foram importantes para a construção de grandes obras: diques, templos e pirâmides.

Pág. 30

1) Mesopotâmia significa “terra entre rios”, ou seja, o território entre os rios Tigre e Eufrates. O norte, mais montanhoso e árido, formava a Assíria, e o sul, uma planície fértil chamada de Caldeia.

2) A região da Mesopotâmia sofria constantes invasões em função de suas regiões férteis e por ser área de passagem entre a índia e o Mediterrâneo.

3) Ao mesmo tempo que permitia a defesa contra invasores, representavam o controle dos governantes sobre a população.

Pág. 32

1) Enquanto o Egito desde cedo foi unificado em um único império, a Mesopotâmia se organizou na forma de cidades-estados, as quais eventualmente exerciam hegemonia sobre toa a região, formando impérios.

2) Apesar de a Mesopotâmia ter conhecido diferentes povos, todos eles mantiveram certa coesão cultural dada pela matriz criada pelos sumérios, como a escrita cuneiforme e a mitologia.

3)

a) A lei de talião, expressa na máxima “olho por olho, dente por dente”, que determinava que a pena imposta ao infrator ou réu seria equivalente ao seu crime.

b) Não, pois no primeiro caso se trata de homens (vítima e criminoso) em situação de igualdade jurídica, enquanto no segundo, a pena não é equivalente, pois a vítima é um escravo.

4) No Egito os faraós eram vistos como deuses vivos; na Mesopotâmia os governantes eram apenas representantes dos deuses.

Pág. 33 e 34.

1) O comércio, que tornava os grandes comerciantes membros muito ricos e influentes na sociedade mesopotâmica.

2) Ao contrário do Egito, onde o Estado exercia amplo domínio sobre toda a economia, na Mesopotâmia a iniciativa individual permitia a obtenção de propriedade privada.

3) Os templos e os Estados mesopotâmicos permitiam que os camponeses utilizassem suas terras, mas em troca exigiam o pagamento de impostos.

4) Os trabalhadores eram os servos. O trabalho era organizado por meio do sistema de servidão coletiva, ou seja, deveriam executar coletivamente atividades em benefício do Estado, sem remuneração. Suas principais atividades eram a agricultura e a execução de obras públicas, como diques, estradas e construções.

5) Assinalar as alternativas “a” e “d”.

6) Na concepção dos mesopotâmicos, os deuses eram superiores aos humanos em termos de beleza, força e inteligência. No entanto, comportavam-se de forma igual aos homens quanto aos sentimentos, gostos e temperamentos.

Pág. 36.

1)

a) Uma importante fonte para o estudo dos hebreus é a Bíblia.

b) Segundo as fontes, em especial a Bíblia, os hebreus são originários da Mesopotâmia e de origem semita. Ainda segundo a Bíblia, Abraão, o primeiro patriarca hebreu, saiu de Ur em direção à terra prometida, a Palestina.

2) (Pessoal).

3) A excessiva carga tributária e as divisões tribais. A divisão do reino ocasionou a fragilização dos hebreus, que foram conquistados por povos mesopotâmicos, persas, macedônios e romanos.

4)

a) O cristianismo e o islamismo.

b) Decálogo: Dez Mandamentos; Tora: lei ou ensinamento, é composta pelos cinco primeiros livros do Velho Testamento ou Pentateuco; Talmude: coleção de tradições rabínicas interpretando a Lei de Moisés; Tabernáculo: tenda ou moradia de Deus.

Pág. 37

1) Na Fenícia, as condições naturais não eram favoráveis à agricultura. Em função das poucas terras férteis e das dificuldades impostas pelo relevo, os fenícios centraram sua economia no comércio marítimo, beneficiado pela localização geográfica, próxima ao mar.

2) O alfabeto, criado em função da necessidade de uma meio eficaz para a contabilidade e registro das trocas comerciais.

3) Monarquias, com poderes limitados por um conselho de anciãos, ou repúblicas, nas quais o conselho de anciãos, composto pelos sufetas, exercia diretamente o poder.

Pág. 40.

1)

a) Trata-se da divisão do império em satrápias, ou seja, províncias governadas por persas e ocupadas por tropas do império persa formadas por soldados que não fossem nativos daquela satrápia.

b) O respeito dos persas aos costumes locais e a eficiente administração e defesa das satrápias contribuiu para que as revoltas fossem amenizadas, permitindo assim a manutenção da unidade do império por séculos.

2) Os persas procuravam respeitar as diferenças culturais dos povos dominados, sem impor sua cultura, proporcionando certa liberdade política e a manutenção de seus costumes, religião e idioma.

3) Alguns elementos originais da religião persa estão no seu dualismo, ou seja, na crença na existência de duas divindades opostas e em constante conflito, o deus do bem e o deus do mal.

4)

a) agricultura;
b) Dario I;
c) Cambises e Pelusa;
d) Aquemênidas;
e) administrativa;
f) religioso.

FIM.

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