2º médio A e B – 1º Bimestre
Correção das questões da Unidade 01 – “FIM DO ANTIGO REGIME”:
OBS: PARA OS ALUNOS QUE NÃO APRESENTARAM A APOSTILA EM DIA, E NÃO PARTICIPARAM DA CORREÇÃO DAS QUESTÕES ABAIXO, TERÃO QUE COPIÁ-LAS E APRESENTÁ-LAS ANTES DA PROVA PARA RECEBEREM, AO MENOS, UMA NOTA MÍNIMA.
OS QUE APRESENTARAM E PARTICIPARAM DA CORREÇÃO, RECEBERÃO A NOTA MÁXIMA, POR ISSO.
Pág. 3
1) Sugestão de resposta: Os princípios que aparecem no texto ainda não foram atingidos. Em muitos países, a liberdade não foi conquistada, apesar da existência de leis que estabelecem os direitos dos cidadãos; esses direitos ainda não são iguais para todos, pois nem todos podem exercer a cidadania. O princípio da igualdade jurídica, forjado no séc. XVIII, convive atualmente com um aumento das desigualdades sociais, o que por si só já dificulta a realização plena desse ideal. A fraternidade está longe de ser uma realidade universal: conflitos étnico-religiosos explodem numa mesma região; nas grandes capitais européias, muitos imigrantes são recebidos com ódio e intolerância...
Pág. 6
1) Sugestão de resposta: Tanto a burguesia quanto o povo das cidades e do campo eram explorados, pois com o pagamento de seus impostos sustentavam o primeiro e o segundo estados. Portanto, ambos tinham motivos para se rebelar contra a situação vigente.
2) (Resposta pessoal).
Pág. 8
1) (Resposta pessoal).
Pág. 9
1) Sugestão de resposta: Na assembléia das três ordens, o voto por estado permitia ao clero e à nobreza se unirem e, de acordo com interesses comuns, vencerem, por dois votos a um, todas as propostas que beneficiassem o terceiro estado.
Pág. 10
1) Sugestão de resposta: A declaração representou um grande avanço, diante de uma sociedade até então baseada em privilégios de nascimento. Em síntese, o documento ressalta que o governo foi criado para garantir os direitos naturais do homem: direito à igualdade, à liberdade, à segurança e à propriedade.
Pág. 11
2) Sugestão de resposta: A igualdade mencionada na declaração não se referia a uma igualdade social, ao fim das diferenças entre ricos e pobres. Mas, sim à igualdade de todos perante a lei, uma igualdade na forma de tratamento. Outro indício do caráter burguês assumido pelo documento encontra-se no fato de legitimar o direito à propriedade, questão de extrema importância para os interesses econômicos da burguesia.
3) Sugestão de resposta: Ainda nos dias de hoje, em todo o mundo, surgem reivindicações e movimentos sociais em prol da liberdade e da igualdade de direitos para todos.
Pág. 13
1) Sugestão de resposta: Os sans-culottes faziam parte das camadas mais pobres da população francesa. Nesse sentido, seus interesses se aproximavam aos da pequena burguesia, por isso, apoiavam os jacobinos.
Pág. 14
1) Sugestão de resposta: As execuções sumárias, por meio da guilhotina, de todos aqueles que contrariassem as decisões das lideranças jacobinas ou que fossem fortes opositores do novo governo por si só representavam práticas ditatoriais, visto que nenhuma divergência era aceita.
2) Sugestão de resposta: Durante o processo revolucionário, as execuções em massa efetivadas pelos jacobinos não poupavam nem os líderes desse mesmo grupo, isto é, nem as pessoas que tinham inicialmente concordado com os rumos que a Revolução vinha tomando. Exemplo maior disso foi Robespierre ter mandado executar dois jacobinos: o moderado Danton e o radical Herbert.
Pág. 15
1) Sugestão de resposta: Ambos os historiadores conceberam o governo jacobino como algo mais próximo dos ideais das camadas populares, como uma fase na qual os pobres eram mais representados em termos políticos e estiveram próximos de tomar o poder. Já o governo girondino representou o sepultamento dos interesses populares, reconduzindo o povo ao seu lugar de costume, ou seja, à submissão total.
Pág. 17
1) Sugestão de resposta: Napoleão, como primeiro-cônsul, já centralizava o poder. Além do mais, conseguiu que seu cargo adquirisse um caráter vitalício, ou seja, permaneceria cônsul até o dia de sua morte.
Pág. 18
1) Sugestão de resposta: O Bloqueio Continental foi uma medida tomada por Napoleão para isolar a economia inglesa. Os artigos do bloqueio proibiam os países de manter relações comerciais com a Inglaterra.
2) Sugestão de resposta: As diversas medidas tomadas por Napoleão visavam arruinar a economia inglesa. Assim, Napoleão pretendia enfraquecer a Inglaterra para dominá-la, eliminando uma poderosa concorrente da França.
Pág. 20
1) Sugestão de resposta: Muitos países não obedeceram ao bloqueio, pois sairiam prejudicados no plano econômico, já que a França não conseguia substituir a Inglaterra, ou seja, não conseguiria comprar desses países tanta matéria-prima e produzir artigos de semelhante qualidade a preços baixos.
2) Sugestão de resposta: Sim, pois sempre que um país desacatava o bloqueio, Napoleão atacava-o. As guerras constantes aumentavam os gastos do governo francês. E as perdas humanas, durante os conflitos, contribuíram para que a popularidade de Bonaparte diminuísse.
Pág. 21
1) Sugestão de resposta: Ao propor o retorno ao Antigo Regime, o congresso feria os princípios mais caros à Revolução Francesa e, ao propor uma redefinição do mapa da Europa, visava anular as fronteiras criadas pelo Império Francês de Bonaparte.
2) Sugestão de resposta: A burguesia, que havia se desenvolvido muito com a Revolução Industrial, apresentava-se como uma força contrária aos propósitos do Congresso de Viena. A disseminação das idéias liberais e o sentimento nacionlaista que começava a surgir não combinavam com o Antigo Regime. Por fim, as divergências entre as grandes potências dificultavam a concretização de um acordo para dividir regiões da Europa.
3) Sugestão de resposta: Apesar de se apresentar como uma assembléia internacional, quem tomava as decisões, em reuniões secretas, eram os representantes das quatro grandes potências: Áustria, Rússia, Inglaterra e Prússia.
Pág. 22 e 23
1) Sugestão de resposta: O primeiro mapa mostra quase toda a Europa dominada pelo Império Francês. No segundo mapa, a situação já é outra: percebe-se a expansão de outros Estados – o Império Russo anexou o Grão-Ducado de Varsóvia; o Império Austríaco estendeu-se, chegando a tomar parte da Itália; o Reino Unido da Prússia também ampliou seus domínios e o Reino da Sicília formou, com Nápoles, o Reino das Duas Sicílias – e a formação de vários outros, como o Reino da Sardenha – Piemonte, o Reino da Baviera etc. Pode-se também notar que a Igreja recuperou os Estados pontifícios.
2) Sugestão de resposta: A Santa Aliança era uma união entre países europeus, que visava acabar com os princípios iluministas, mesmo sendo necessário, pela força das armas, invadir os países que os adotavam e intervir na administração deles.
Pág. 24
3) Sugestão de resposta: A caricatura de James Monroe pisando sobre o globo terrestre representa o domínio norte-americano sobre os mercados de diversos países. Na verdade, a frase: “A América para os americanos”, que defendia a idéia de descolonização, deve ser lida como: “A América para os norte-americanos”.
Pág. 26
1) Sugestão de resposta: Os criollos eram grandes proprietários de terras e ricos comerciantes, descendentes de espanhóis, nascidos na América, formavam a elite branca das colônias, mas não possuíam direitos políticos. Já os chapetones eram espanhóis que desfrutavam com exclusividade de cargos admininstrativos, políticos, religiosos e militares.
Pág. 27
1) Sugestão de resposta: Tanto Martín quanto Bolívar foram lideranças que lutaram pelo mesmo objetivo – a independência das colônias hispano-americanas. Contudo, San Martín acreditava que a monarquia seria a melhor alternativa para os países independentes, enquanto Bolívar defendia a idéia da construção de uma grande nação republicana.
2) Sugestão de resposta: Os interesses locais dos caudilhos eram contrários à idéia de unificação, assim como os interesses econômicos dos Estados Unidos e da Inglaterra não combinavam com a construção de uma grande nação latino-americana.
Pág. 28
1) Sugestão de resposta: Segundo estudo da ONU, somente a imigração em massa poderá garantir a mão-de-obra necessária para os principais países europeus e para o Japão, bem como o desenvolvimento econômico desses mesmos países. Pois, futuramente, a população européia e a japonesa, economicamente ativas, diminuirão.
Pág. 29 e 30
0) Sugestão de resposta: A América, ao romper com a Espanha, teria, aos olhos do ministro, grandes chances de cair numa relação de dependência com a Inglaterra, caso os ingleses soubessem conduzir bem as questões. À medida que a Inglaterra substituísse o papel até então ocupado pela Espanha, a América tornar-se-ia inglesa.
1) Sugestão de resposta: Os processos de independência na América, em sua maioria, foram produto de uma luta entre as elites criollas e o governo metropolitano, e não uma luta das camadas populares (formadas por pobres, indígenas e escravos) contra os colonizadores. Nesse sentido, após a concretização da independência, as únicas alterações foram as de caráter político.
2) Sugestão de resposta: Conforme Lambert, a participação popular muito mais por pressão das elites do que pelo interesse dos pobres ou oprimidos. Estes, na maioria das vezes, agiam com indiferença diante das lutas entre seus senhores e os colonizadores.
FIM
Nenhum comentário:
Postar um comentário