sábado, 14 de março de 2009

Correção da verif. Mensal do 1º Bim. do 3º médio A.

1) Processo de industrialização é um conjunto de mudanças, dotado de uma certa continuidade e de um sentido. [No caso brasileiro, significou a passagem de uma economia de base agrário-exportadora para um sistema baseado na produção industrial, destinada ao mercado interno. Assim a industrialização foi acompanhada por um conjunto de mudanças econômicas, sociais, políticas e culturais, caracterizando a formação do capitalismo contemporâneo no Brasil].
Surto industrial não passa da criação de um certo n de indústrias, durante um certo tempo – por ex., durante a Primeira Guerra Mundial -, sem alterar as bases do sistema econômico do país.

2) Anteriormente, o governo pedia dinheiro emprestado no exterior, comprava a mercadoria e a estocava. Agora, [diante da retração do crédito internacional, devido à crise, não era mais possível obter empréstimos. Então,] o governo emitia dinheiro, comprava o café e, em seguida, queimava o produto.

3) Alternativa “b” (a burguesia industrial e financeira, as classes médias urbanas, a aristocracia exportadora gaúcha.

4) A concessão de direitos previdenciários e trabalhistas às massas urbanas e o culto a Getúlio.

5) Voto secreto; voto feminino; legislação trabalhista (Previdência Social, oito horas de trabalho diário, salário mínimo, férias, aposentadoria e etc.); autonomia dos sindicatos e representação profissional; criação do mandato de segur., para defender o cidadão contra eventual prepotência do Estado; medidas nacionalistas defendendo as riquezas naturais do País; obrigação de as empresas manterem, o mín., dois terços de empregados brasileiros; criação da Justiça Eleitoral; representação classista: os sindicatos e as associações patronais elegeriam seus representantes à Câmara dos Deputados.

6) Alternativa “c”.

7) anticomunismo / indústria do anticomunismo.

8) “O pai dos pobres” ; “Trabalhadores do Brasil”.

9) Siderurgia; indústria química; mecânica pesada; metalurgia; mineração de ferro; geração de energia hidrelétrica e etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário