1) Alternativa “c”.
2) central e no norte / livre / agrícolas / Inglaterra.
3) Alternativa “c” (Guerra dos Sete Anos).
4) Lei do açúcar, lei do selo e imposto sobre o chá.
5) O regime republicano de governo e a tripartição do poder [o, Executivo seria chefiado por um presidente, eleito para um mandato de quatro anos; o Legislativo seria composto pela Câmara de Deputados e pelo Senado; e no Judiciário, se destacaria a Suprema Corte, com a função de manter a harmonia entre os poderes e os estados].
6) Primeiro Estado (Clero); Segundo Estado (Nobreza) e Terceiro Estado ( Burguesia, trabalhadores urbanos, camponeses e operários miseráveis).
7) Os girondinos, que monopolizavam o governo, sentavam-se à direita; eram contrários aos “sans culottes”, queriam consolidar as conquistas burguesas e evitar a radicalização.
Os montanheses ou jacobinos, moderados no início, representavam a média burguesia empobrecida pelas crises; sentavam-se à esquerda e, unidos aos “sans-culottes”; transformaram-se na ala radical da convenção.
8) Desejando reduzir o poderio britânico, decretou, em 1806, o Bloquei Continental (ou Decreto de Berlim), que estipulava que os aliados da França não poderiam mais comerciar com a Inglaterra, nem comprando suas manufaturas nem lhe fornecendo matérias-primas, sob o risco de sofrerem a invasão de tropas francesas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário