sábado, 11 de abril de 2009

1º MÉDIO A E B – CORREÇÃO DAS QUESTÕES DAS UNIDADES 2 e 3 (1º Bimestre – prova bimestral):

UNIDADE 2:

Pág. 40 e 41:

1) As montanhas contribuíram para o isolamento das primeiras comunidades gregas, que se desenvolveram de forma autônoma e deram origem posteriormente às pólis ou cidades-Estado. Já o mar e o litoral favoreceram o desenvolvimento do comércio e da navegação.

2) Determinismo geográfico significa que o homem é um produto direto do meio em que vive, não tendo escolha. Apesar da importância da geografia, a civilização grega assumiu suas características a partir do trabalho e das formas de organização sociais e econômicas.

3) Trata-se da polis ou cidades-Estado, uma vez que a Grécia antiga nunca constituiu uma grande unidade política. As principais características eram a autonomia política, a economia baseada na agricultura e no política, a economia baseada na agricultura e no comércio, instituições e leis diferenciadas, e grande rivalidade entre as diferentes polis.

Pág. 42:

1) Talassocrata é o regime político no qual o poder está nas mãos de comerciantes e navegadores marítimos.

2) Ao contrário da maioria das sociedades orientais, em Creta a mulher tinha muitos direitos, participando de eventos cívicos, festas, ocupando cargos políticos e religiosos. Todos os cultos cretenses eram conduzidos por sacerdotisas.

Pág. 43:

1) a) Os genos eram clãs, ou seja, famílias extensas com grande número de agregados, chefiados por um patriarca, que detinha autoridade política, religiosa e jurídica.

b) Devido à base coletiva de sua economia, dentro dos genos não existia a propriedade privada da terra, sendo o trabalho e os demais instrumentos de produção divididos igualmente entre todos os membros.

2) O crescimento populacional e a disputa por terras férteis. Os genos passaram a lutar entre si, formando associações maiores.

Pág. 44 e 45:

1) a) Resposta pessoal.

b) Resposta pessoal.

c) Resposta pessoal.

2) a) Resposta pessoal.

b) Genos – Acópole – Fratria – Tribo – Polis

c) Eram as cidades-Estado, as quais representavam verdadeiros estados dentro da Grécia e rivais entre si, para o que contribuíam as velhas rivalidades tribais. Dessa forma não havia unidade política entre os gregos.

3) A língua, a mitologia, eventos como as Olimpíadas, a proximidade geográfica.

4) Beneficiadas: grandes proprietários e comerciantes. Prejudicadas: pequenos proprietários e trabalhadores livres.

Pág. 48, 49 e 50:

1) B; B; A; B; B; A; B.

2) a) Obrigar os cidadãos a participar da vida política da cidade – na democracia os cidadãos devem adotar uma posição política, não permitindo que outros decidam por eles.

b) Homens, maiores de 18 anos, filhos de pais e mães atenienses.

c) A semelhança é o direito de participação política, com o poder do voto. São diferenças a participação da mulher e a inexistência da escravidão, atualmente.

d) Trata-se da democracia direta e indireta. Na democracia direta, os cidadãos se auto-representavam, votavam e participavam dos cargos públicos e da elaboração de leis. Nas democracias indiretas, isso é, feito através de representantes eleitos pelos cidadãos.

3) A; A; E; E; E; A.

4) a) Resposta pessoal.

b) Resposta pessoal.

5) 15 = 01 + 02 + 04 + 08

Pág. 52 e 53:

1) Assinalar o 2º item: Com uma economia de perfil mais comercial, Esparta destacava-se pelo seu espírito, por hábitos e costumes austeros e por uma estratificação social mais rígida que a existente em Atenas.

2) a) A luta entre a Liga de Delos, liderada por Atenas, e a do Peloponeso, liderada por Esparta. Foi uma guerra civil, que fragilizou a civilização grega e permitiu sua conquista posterior.

b) Porque a Grécia se fragilizou perante outras civilizações e impérios ao redor.

Pág. 54 e 55:

1) a) Os macedônios eram chamados de bárbaros pelos gregos, apesar de serem povos aparentados.

b) Alexandre incorporava elementos da cultura das terras que conquistava, tendo sido educado pelos gregos, e tendo casado seus generais com esposas persas, quando conquistou a Pérsia.

2) Apesar de ser macedônio, foi educado na corte por Aristóteles, que também era macedônio, mas havia estudado em Atenas. Alexandre aprendeu a língua, a filosofia e as artes gregas.

3) Consiste na fusão da cultura grega com valores orientais (sírios, egípcios, persas e indianos), e sua formação se deu pela difusão dos valores gregos no território conquistado pro Alexandre.


4) O império foi dividido por quatro generais e deu origem aos reinos helenísticos, posteriormente conquistados por Roma.

Pág. 56 e 57:

1) O mito é uma narrativa fantástica, onde existe a presença de entidades sobrenaturais, como deuses, monstros, heróis e etc.

2) Eram sanitários onde era possível conhecer o futuro e a vontade dos deus, interpretados pelas sacerdotisas conhecidas como pitonisas.

3) Politeísmo: Crença em diversos deuses. Entre os gregos, os heróis também eram objeto de culto, e havia numerosas divindades.

Antropomorfismo: Caracterização dos deus como homens e atribuição de qualidades humanas a eles.

4) Resposta pessoal.

Pág. 58:

1) Resposta pessoal.

2) resposta pessoal.

Pág. 59 e 60:

1) Assinale a 1ª alternativa: Era uma cultura que não deixava espaço para o uso da razão como instrumento de conhecimento da natureza.

2) a) Humanismo (antropocentrismo) e racionalismo.

b) Medicina: Hipócrates; o Juramento de Hipócrates, Tratado ético; estabeleceu os princípios da medicina moderna.

c) História, teatro e olimpíadas.

d) Racionalismo e o alfabeto.

UNIDADE 03:

Pág. 62 e 63:

1) Os genos ou clãs são associações formadas por consangüinidade, lideradas por um pater, ou seja, de caráter patriarcal. Entre os romanos, associações de genos formavam cúrias, e cúrias formavam tribos, cuja soma formava o povo romano, como os gregos, cujos genos formavam fátrias, tribos e por fim as polis. O crescimento populacional originou um processo de apropriação privada, resultando na formação de classes e no fim da organização coletivista e comunitária.

2) Evidências arqueológicas e narrativas lendárias, como o mito dos gêmeos Rômulo e Remo, na obra de Tito Lívio, História de Roma, e o poema épico Eneida, de Virgílio.

3) genos > cúria > tribos > populus > urbs
Um grupo de genos formava uma cúria, cujo conjunto compunha uma tribo. As tribos formavam os populus. A urbs, cidade romana, surgiu da evolução dos populus.

4) A urbs roamana surgiu como uma cidade-Estado, controlando um pequeno território. Mesmo a localização ao redor de colinas lembra a idéia da acrópole grega. Como diferença, pode-se apontar a transformação dessa polis na sede de um grande império, o que os gregos não foram capazes de fazer, com exceção do invasor macedônio. Alexandre, o Grande.

Pág. 65 e 66:

1) Patrícios: representavam os grandes proprietários rurais e formavam uma aristocracia ou nobreza, gozando de todos os direitos políticos.
Clientes: plebeus enriquecidos, que passavam a integrar um genos, com direito a uma religião doméstica e recebendo proteção jurídica.
Plebeus: estrangeiros imigrantes ou populações anexadas em guerra. Ou ainda, membros dos genos marginalizados pelo processo da apropriação privada – pequenos proprietários, arrendatário e assalariados, soldados, empregados urbanos, artesãos. Conquistaram direitos políticos e civis ao longo da República.
Escravos: em pouco número no período monárquico. Tomaram-se a força de trabalho predominante no período de expansão, durante a República.

2) A sociedade gentílica foi desagradada em termos econômicos e sociais, mas não em termos de religiosidade e de culto, apesar de toda a influência dos etruscos. A transformação da religiosidade se dará mais tarde, com influências gregas e orientais, e mais tarde cristãs; em termos políticos, estabeleceu o critério censitário e a criação de cinco classes de renda, além da divisão da população em tribos, mais agora por domicílio eleitoral.

3) Imperium: comando supremo das tropas e das decisões políticas.
Auspicium: ritual para conhecer a vontade dos deuses, restrito a poucos magistrados ao rei,

Pág. 69:

1) A fragilidade e decadência dos povos vizinhos, como estruscos, macedônios e egípcios. A organização do exército romano, extremamente bem treinado e equipado, as divisões internas entre os inimigos.

2) É importante identificar em primeiro lugar a conquista da península itálica, o começo dos enfrentamentos contra os cartagineses, as Guerras Púnicas em si, a conquista de territórios orientais como a Macedônia, o Egito e a Síria, ou seja, os reinos helenísticos.

Pág. 74 e 75:

1) O volume de riquezas, a adoção generalizada do trabalho escravo, a falência da pequena propriedade plebéia.

2) A interrupção do processo de conquistas ocasionou a falta de escravos nas propriedades agrícolas, determinando uma queda crescente na produção. Isto, aliado aos gastos do governo, à corrupção, e ao questionamento da autoridades imperial pelos cristãos, fragilizou o poder romano, partindo duas conquistas.

3) Alternativa “d”.

4) Alternativa “a”.

BONS ESTUDOS!

CORREÇÃO NA COMU:

www.orkut.com.br/Main#CommMsgs.aspx?cmm=58948682&tid=5323535517675394553&na=4

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