OBS: CAPÍTULOS 16, 17 E 18 DO LIVRO-TEXTO: ROTEIRO ABAIXO
OBS: haverá revisão antes da aplicação.
Cap. 16 – O Brasil no sistema internacional.
1. As Novas relações internacionais.
* Política Externa: PE federal, assessorado pelo Ministro das Relações Exteriores, cuja sede está no Palácio do Itamaraty.
* Interesses: políticos, comerciais, econômicos, financeiros, culturais e consulares das relações externas.
PL ratifica acordos e tratados internacionais.
* Política externa brasileira volta-se hoje nas duas últimas décadas para a questão da integração regional (MERCOSUL).
* Bons negócios (saída): eixo sul-sul.
* Brasil busca relações com países de expressivos contextos internacionais: China, Coréia do Sul, África do Sul, Índia...
Ex: leitura da pág. 6
2. Um breve histórico da posição brasileira.
* Década de 70 (regime militar) / nacionalismo / parcerias com americanos.
* Década de 80 (democracia) e fim da Guerra Fria (ruptura).
* Preocupações – questões ambientais e adoções de medidas que descaracterize o Brasil de perfil terceiro-mundista (ex. MERCOSUL).
3. Relações do Brasil na América do Sul.
* Menos dependência dos EUA (MERCOSUL); acordos bilaterais (Brasil – Bolívia: fornecimento de gás).
* ALCA (1994 -> a princípio seria pra toda a América) -> nem todos concordaram...
* Haiti (medidas do Conselho de Segurança da ONU): força de paz (Brasil comanda).
4. Relações do Brasil com a China.
* Parceria: energia, matérias-primas, indústrias pesadas, engenharia, acordo de cooperação científica e tecnológica (lançamento de satélites).
* Concorrência com a indústria brasileira (problema...).
5. Relações do Brasil com a África.
* Empreiteiras brasileiras (obras públicas); área da saúde (Angola e Moçambique: AIDS e Malária, respectivamente e Guine-Bissau).
6. Relações no Brasil no Eixo Sul-Sul.
* Ilbas (aliança entre Índia, Brasil e África do Sul) – 2003 (fórum de discussões políticas). Ex: meio ambiente. Apesar de problemas internos, os três ajudam outros povos.
7. Relações do Brasil no:
BRIC (2001 – 4 principais países emergentes da atualidade: Brasil, Rússia, Índia e China) -> mercado de investimentos. (OBS: exceto o Brasil, as demais são superpotências militares);
G-20 (grupo dos países ditos em desenvolvimento), liderados pelo Brasil e Índia (23 membros hoje) -> reivindicam eliminação de barreiras comerciais e alfandegárias das nações desenvolvidas.
Capítulo 17 – O trabalho e o mercado de trabalho
1. Conceitos de emprego e desemprego (livro texto).
2. Estatísticas (sustentação de dados). Os dois principais no Brasil são Dieese e IBGE.
OBS: cada um define trabalhador de forma diferente(Dieese: recebe remuneração e IBGE: está ocupado com ou sem remuneração).
3. Siglas:
• PED – pesquisa emprego e desemprego
• PEA – população economicamente ativa
• PIA – população em idade ativa
OIT – Organização Internacional do Trabalho
3. Desempregados (termo):
3.1 Desemprego aberto;
3.2 Desemprego oculto pelo trabalho precário
3.3 Desemprego oculto pelo desalento
* Taxa de desemprego.
4. Razões do desemprego no mundo:
• Demanda maior de pessoas X nº de vagas e falta de preparo específico;
• Desemprego estrutural (globalização e tecnologia) e Desemprego conjuntural (crises econômico-financeiras).
5. Desemprego no Brasil: depende mais de políticas econômicas e financeiras. Ex: altos encargos sociais.
* Dica de sites:
1) Emprego e Desemprego: www.renascebrasil.com.br/f_economia2.htm
2) Desigualdade social: www.alunosonline.com.br/barra/index.htm?url=http://www.brasilescola.com/sociologia/classes-sociais.htm
3) Desigualdade social: www.alunosonline.com.br/sociologia/desigualdade-social/
4) Violências: www.renascebrasil.com.br/f_violencia2.htm
* Sugestão de pesquisa:
Dieese: www.dieese.org.br/ped/ped.xml
IBGE: www.ibge.com.br/home/ e /www.ibge.com.br/home/estatistica/indicadores/trabalhoerendimento/pme_nova/default.shtm
Ministério do Trabalho: www.mte.gov.br/codefat/leg_segdesemprego.asp
Blog: www.blogers.com.br/emprego-e-desemprego/
Desemprego e Pobreza x Reforma Tributária: www.renascebrasil.com.br/f_economia.htm
Artigo: www2.uol.com.br/jornaldecampos/813/economia.htm
Notícia: http://br.rss.news.yahoo.com/s/26012010/40/mundo-oit-preve-desemprego-no-mundo.html
Capítulo 18 – Segregação socioespacial e exclusão social.
1. A Exclusão social (definição pág. 20 do livro texto): situação em que não há acesso, no todo ou em parte, aos direitos e oportunidades, entendidos como necessários a todos.
• Ausência de cidadania, de participação do indivíduo na sociedade (econômico, político, sócia e ambiental).
• Leitura dos quadros azuis (pág. 20 do livro texto)
• Exclusão -> ligada à pobreza (dificuldade de acesso a educação, preparo profissional – qualificação).
• Globalização -> capitalismo
• Mecanização, terceirização de mão de obra
• Microeconômico X Macroeconômico
(trabalho / problema externo) (trabalho ( problema interno)
(mecanização: tecnologia causa desemprego) (mudanças políticas).
2. A Exclusão social no mundo.
• Argumentos para a defesa da inclusão (ex. sistema de cotas): para resolver o problema da exclusão, não é necessário se alterar as condições da exclusão, ma sim, implantar a situação dos incluídos. Ex: Estudantes de Sergipe entram na Justiça para conseguir se matricular em universidade ( http://g1.globo.com/Noticias/Economia_Negocios/0,,MUL1479078-9356,00.html )
• Eletricidade: o consumo é usado para se medir o grau de desenvolvimento (subdes. de uma determinada área ou país). Cerca de 1,6 bilhões de pessoas no mundo carecem desse serviço.
• Marginalização, violência física e psicológica, famílias desestruturadas (países desempregado vai beber, bater nos filhos e mulher e etc.), aglomerações em favelas, em áreas pobres e ricas, moradores de rua, tráfico, gangues, etc.
3. Exclusão social no Brasil.
• Remonta ao período colonial (Nordeste: latifúndios de açúcar e mão de obra escrava) – monocultura, coronelismo, oligarquias, concentração de riqueza (20 mil famílias concentram a riqueza do país e 1¢ detém quase 50% das terras).
• Índice de Gini (coeficiente para se medir a concentração de renda).
• Índice IDH (Índice de Desenvolvimento Humano).
• Diferenças entre estados do nordeste (seca), centro-sul (industrialização) e D.F.
• Sub emprego ou emprego informal.
• Concentração de renda X desigualdade social.
• UNESCO (vide, pág. 25).
• Corrupção (ex: mensalão, cartão corporativo, nepotismo).
• Disparidade dentro da pobreza (favelas X seca no nordeste).
• Educação (falta de investimento).
4. Questão da violência.
• Áreas pobres (miseráveis com índice menor de violência e áreas ricas com índices altos – abismo social).
• Crescimento do crime organizado (logística).
• Indústria da segurança privada (muralhas separam classes sociais) -> alienação dos ricos quanto a miséria do povão.
• Homicídios dolosos (índice) -> diminuição em SP (motivos, vide pág. 28 do livro texto). Ex: ONG’S, modernização PAC, Escola da Família, Fome Zero, apreensão de armas, investimento em inteligência policial, mapeamento da criminalidade.
5. Segregação socioespacial e exclusão social.
1) A Exclusão Social: situação em que não há acesso, no todo ou em parte, aos direitos e oportunidades, entendidos como necessários a todos.
• Ausência de cidadania, de participação do indivíduo na sociedade (econômico, político, social e ambiental).
• Vide quadrinhos azuis (pág. 20 do livro-texto).
• Exclusão -> ligada à pobreza (dificuldade de acesso a educação, preparo profissional: qualificação)
• Globalização -> capitalismo.
• Mecanização, terceirização de Mao de obra.
• Microeconômico (trabalho: problema externo, ex: mecanização tecnológica causa desemprego) X macroeconômico (trabalho: problema interno, ex: mudanças políticas).
2) A Exclusão social no mundo.
* Argumentos para a defesa da inclusão (ex: sistema de cotas: para resolver o problema da exclusão não é necessário se alterar as condições da exclusão, mas sim, implantar políticas de inclusão). Modifica-se a situação dos incluídos (ex: caso dos estudantes de Sergipe que tiveram o direito garantido pela Justiça de estudarem em Universidade Pública por terem notas melhores do que aprovados pelo sistema de cotas - vide link de notícia abaixo).
* Eletricidade: o consumo é usado para se medir o grau de desenvolvimento/subdesenvolvimento de uma determinada área ou país. Cerca de 1,6 bilhão de pessoas no mundo carecem desse serviço.
* Marginalização, violência física e psicológica, famílias desestruturadas (pai desempregado bêbado, bate na mulher e nos filhos, que por sua vez, fogem de casa pra não apanharem...), aglomerações em favelas em áreas pobres e ricas, moradores de rua, tráfico, gangues, etc.
3) A Exclusão Social no Brasil.
*Remonta ao período colonial (Nordeste: latifúndios de açúcar e mão de obra escrava), monocultura, coronelismo, oligarquias, concentração de riqueza (hoje, 20 mil famílias detém a metade da riqueza do país e 1% da população detém quase 50% das terras).
• Índice de Gini (coeficiente para se medir a concentração de renda).
• Índice de IDH (índice de desenvolvimento Humano).
• Diferença de estados: nordeste (seca) X centro-sul e DF (industrialização).
• Sub emprego ou emprego informal.
• Concentração de renda X desigualdade social.
• UNESCO (vide pág. 25 do livro-texto).
• Corrupção (ex.: mensalão).
• Disparidade dentro da pobreza (favelas X seca no nordeste).
• Educação (falta de investimento).
4) Questão da violência.
* Áreas pobres: miseráveis com índice menor de violência X áreas ricas com índice alto (abismo social).
* Crescimento do crime organizado (ex. de seqüestros) X investimentos em logística (ex. serviço de inteligência da polícia).
* Indústria da segurança privada. (muralhas separam classes sociais -> alienação/realidade.
* Homicídios dolosos (índice) -> diminuição em SP (ex. de motivos: ONG’S, modernização PAC, Escola da Família, Fome Zero, apreensão de armas e de drogas, Intelig. Policial, mapeamento da criminalidade, etc.).
* Dica de sites/notícias:
1) Capitalismo X Exclusão social: www.ocapitalista.com/2007/12/capitalismo-e-excluso-social.html
2) A EXCLUSÃO SOCIAL E EDUCACIONAL NA SOCIEDADE BRASILEIRA: O QUE FAZER?: www.faced.ufba.br/rascunho_digital/textos/745.htm
3) Direitos humanos: www.dhnet.org.br/direitos/dhesc/phelena.html
4) Estudantes entram na Justiça para conseguir se matricular em universidade
http://g1.globo.com/Noticias/Economia_Negocios/0,,MUL1479078-9356,00.html
5) Estudante que virou exemplo de superação é assassinado
http://oglobo.globo.com/pais/noblat/posts/2010/02/08/estudante-que-virou-exemplo-de-superacao-assassinado-264477.asp
6) Até final de 2010, Rio quer tirar do domínio do tráfico 1/3 dos moradores de favela
http://ultimosegundo.ig.com.br/perspectivas2010/2009/12/21/ate+final+de+2010+rio+quer+tirar+do+dominio+do+trafico+13+dos+moradores+de+favela++9251297.html
7) Por decisão do STJ, Arruda é preso pela Polícia Federal
http://noticias.uol.com.br/politica/2010/02/11/maioria-no-stj-decide-decretar-prisao-preventiva-de-arruda-por-suborno.jhtm
8) Corrupção: Impunidade - Edição 2142 - Revista VEJA
http://veja.abril.com.br/091209/impunidade-p-082.shtml
* Dica de vídeos:
1) Filme Salve Geral
( www.sonypictures.com.br/Sony/HotSites/Br/salvegeral/ )
2) Caos no sistema penitenciário brasileiro
Conheça o caos no sistema penitenciário brasileiro
http://videos.r7.com/conheca-o-caos-no-sistema-penitenciario-brasileiro/idmedia/5969d46b08333da5c0ba16f8647de9e4.html
Presos recebem excesso de regalias em cadeia no RJ
http://videos.r7.com/presos-recebem-excesso-de-regalias-em-cadeia-no-rj/idmedia/0501fb460303e980eb2bac273fbd481f.html
Situação precária nos presídios do ES é denunciada na ONU
http://videos.r7.com/situacao-precaria-nos-presidios-do-es-foi-denunciada-na-onu/idmedia/d8b58f99968a8f1b92e255c25f03a631.html
Profissão Repórter: o dia da visita em presídios
http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM624424-7823-PROFISSAO+REPORTER+O+DIA+DA+VISITA+EM+PRESIDIOS,00.html
3) Documentário “Ilha das flores”:
1ª parte) www.youtube.com/watch?v=Zfo4Uyf5sgg
2ª parte) www.youtube.com/watch?v=6IrGibVoBME
OU
1) www.portacurtas.com.br/pop_160.asp?cod=647&Exib=5937
2) www.portacurtas.com.br/parecerfilme2.asp?Cod=647#
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