terça-feira, 2 de março de 2010

1º MÉDIO – ROTEIRO DAS AULAS PARA A PRIMEIRA AVALIAÇÃO EM 8/3, QUE FAZ PARTE DO 1º TRIMESTRE.

OBS: NO CASO DO CAP. 1, NÃO ESTUDAR PELA APOSTILA, APENAS O ROTEIRO ABAIXO. O CAP. 2 DEVE SER ESTUDADO TANTO PELA APOSTILA (até a pág. 38) QUANTO PELO ROTEIRO A SEGUIR (presente também no caderno).
OBS: haverá revisão antes da aplicação.

01/02 – Unidade – Da Europa Feudal ao Expansionismo Marítimo do séc. XVI – Cap. 1 – A crise do feudalismo.

“Baixa Idade Média: As Cruzadas”.

1) Idade Média: feudalismo.
1.1) Alta Idade Média (séculos V a X): período difícil para a Europa / fatores:
- invasões germânicas, eslavas, vikings, húngaras e árabes;
- guerras por territórios, economia empobrecida, consumo praticamente limitado à produção local;
- técnicas de cultivo rudimentares; baixa produção de alimentos, fome, desnutrição, etc.

1.2) Baixa Idade Média (séculos XI a XV).

* Alguns instrumentos e técnicas de cultivo, utilizados:
1. Moinho d’água e de vento;
2. Rotação de culturas;
3. Atrelagem;
4. Arado feito de ferro (“Charrua”).

Mais produção + comercialização de alimentos = melhor alimentação.

* Burgos / burgueses;
* Feiras medievais (geralmente, nos encontros de rotas comerciais);
* Corporações de ofício.

- Conseqüências: melhor alimentação = mais pessoas vivem = crescimento demográfico.

- Conseqüências: camponeses passaram a trabalhar nas terras comunais e surge o processo do arroteamento).

* Feudos superpovoados (dificuldades: faltam alimentos, roupas e ferramentas):
* “Trégua de Deus" (guerras provocadas pelos cavaleiros andantes com objetivo de assaltos de alimentos nas estradas. A Igreja teve que escolher dias da semana pra que isso não ocorresse, ou seja, p/ haver trégua).
* Feudalismo em decadência:

- Qual era a solução para essa situação de caos?

* Europa feudal = mentalidade fortemente religiosa = Jerusalém, na Palestina (Terra Santa, sagrada) parta cristãos = muitas peregrinações até ela.

* Jerusalém: judeus, cristãos e mulçumanos.

* Papa Urbano II (explora a idéia da dominação por infiéis da Terra Santa). Aproveita a superpopulação e convence os europeus para retomarem Jerusalém. Trecho do discurso:

“Deixai os que outrora estavam acostumados a se baterem, impiedosamente, contra os fiéis, em guerras particulares, lutarem contra os infiéis... Deixa os que até aqui foram ladrões, tornarem-se soldados. Deixai aqueles que outrora se bateram contra seus irmãos e parentes, lutarem agora contra os bárbaros, como devem. Deixai os que outrora foram mercenários a
recompensa eterna...
Uma vez que a terra que agora habitais, fechada por todos os lados pelo mar é circundada por picos e montanhas, é demasiadamente pequena para vossa grande população: a sua riqueza não abunda, mal fornece o lamento necessário aos seus cultivadores... Tomai o caminho do Santo Sepulcro; tirai aquela terra da raça perversa e submetei-a a vós mesmos...”
(Leo Huberman. História da riqueza do homem. São Paulo: Zahar, 1983. p. 28).

* Análise dessa conclamação:
1. convite a todos “sem lugar” a se engajarem;
2. cavaleiros andantes deixavam de brigar entre si;
3. ladrões se regenerarem;
4. aumento das terras;
5. perdão dos pecados (indulgências) aos participantes;
6. possibilidade de pagarem suas dívidas, só quando voltarem.

* Idéia dos nobres com tal conclamação: enriquecimento com saques.

2) Surgimento das Expedições contra os mulçumanos (Oriente): Cruzadas.

Nome “Cruzadas”: combatentes traziam cruz em suas roupas e em nome dela lutavam.

* As Cruzadas:
- podiam ter sucesso ou não;
- algumas foram puramente comerciais (ex., “Quarta Cruzada”)
- enriqueceram muitos italianos de Gênova e Veneza
-Até de crianças houve

*Ordem dos Templários;
* Castelos medievais;
* Cavalhadas;
* Ponto de vista ocidental, os heróis das Cruzadas são os cristãos. Isso está presente na mídia (TV, cinema, internet, jogos eletrônicos, bandas, etc.).

* Dica de vídeos:

1) Cruzadas (breve histórico): www.youtube.com/watch?v=wUZCqa5t2LA

2) Algumas cruzadas: www.youtube.com/watch?v=emx0Qk-YPUw&feature=related

3) Música (trechos do filme “Cruzadas”): www.youtube.com/watch?v=QFOqenrJHWo&feature=related
Banda “As Cruzadas”: www.youtube.com/watch?v=g2xERFUaqlM

4) Algumas cruzadas (trabalho escolar): www.youtube.com/watch?v=w6eRNYDAsb8&feature=related

5) Rota das Cruzadas: (vide recurso multimídia: www.angloconvenio.com.br )

6) Pintura das Cruzadas: www.youtube.com/watch?v=u58G-fhS5cU

7) Cavaleiros, armaduras e castelos medievais: www.youtube.com/watch?v=OFgdwlf2btc (Trilha sonora: banda de pífaros de Caruaru)

8) Castelo de Suscínio: www.youtube.com/watch?v=lNHGA9bQJ08
"Residência de verão" dos duques da Bretanha desde o século 13 até o 15, fica entre o oceano, o pântano e a floresta. Dá para imaginar os 350 empregados deles em agitada atividade, os fabulosos banquetes para a corte com patês de javali de onde saíam pássaros vivos e até mesmo os loucos particulares dos duques e duquesas.

9) Viana do Castelo Medieval: www.youtube.com/watch?v=Vh7P-i7mwek
(Breves imagens sobre Viana do Castelo. Uma visão alternativa. ... Viana do Castelo Portugal Norte Alto Minho Medieval ...)

10) Visita das turmas de História da UFRN ao castelo do IRB Recife – PE: www.youtube.com/watch?v=Ld2-yY9Twx8

11) FeiraMedieval Santa Maria da Feira: www.youtube.com/watch?v=FrAcelfIBQ0
Resumo de atividades na Viagem Medieval em Santa Maria da Feira em 1997 (Dentro do Castelo). Musica de Gallandum Galundaina e de Pedro Caldeira Cabral .
Santa Maria da Feira é uma cidade portuguesa do Distrito de Aveiro, situada na região Norte e subregião de Entre Douro e Vouga, com cerca de 12.000 habitantes (http://pt.wikipedia.org/wiki/Santa_Maria_da_Feira )

12) Cavalhadas (reflexo das cruzadas no Brasil):
12.1) Taguatinga-To (2007): www.youtube.com/watch?v=s7k2rDkxjs8
12.2) Das crianças: www.youtube.com/watch?v=pnFIfp3yd1w

13) Aulas sobre Cruzadas (Vídeo elaborado pelo professor Licio):
13.1) Parte 1: www.youtube.com/watch?v=rkYzkBZ0CvE
13.2) Parte 2: www.youtube.com/watch?v=Frgiun-d8y0
13.3) Parte 3: http://www.youtube.com/watch?v=Frgiun-d8y0
13.4) Parte 4: www.youtube.com/watch?v=YKjfS5RLkrY
13.5) Parte 5: www.youtube.com/watch?v=mKwzRcq3UAk

14) Cavaleiros Templários (National Geographic Chanell):
14.1) Parte 1: www.youtube.com/watch?v=nmOKHvQq7_o
14.2) Parte 2: www.youtube.com/watch?v=kFlObfv6LV4
14.3) Parte 3: www.youtube.com/watch?v=2qtCopbyUWg
14.4) Parte 4: www.youtube.com/watch?v=8tdd9QLXtQ0
14.5) Parte 5: www.youtube.com/watch?v=JkTAe-cGGv4
Sobre os Cavaleiros Templários: www.acasicos.com.br/html/templarios.htm

15) Papa Urbano II: http://pt.wikipedia.org/wiki/Papa_Urbano_II

16) Site católico sobre As Cruzadas: www.paginaoriente.com/catecismo/cruzad.htm

15) Sermão do papa Urbano II convocando os cristãos para a Primeira Cruzada: www.acasicos.com.br/html/templarios.htm (22/06/08)

17) Filme Hobin Hood: www.youtube.com/watch?v=A4enuNE6-Q8

18) Feudalismo (Vídeo elaborado pelo professor Licio):
18.1) Parte 1: www.youtube.com/watch?v=MEJuq2F5VGY
18.2) Parte 2: www.youtube.com/watch?v=6x74duLYleg&feature=related

19) Feudalismo: www.youtube.com/watch?v=Pn9TiyZgN2c&feature=related

20) Vídeos sobre a Idade Média: www.orkut.com.br/main#CommMsgs?cmm=56540902&tid=5262178615532128901

21) FILME “LUTERO”:
1- www.youtube.com/watch?v=5Dn33_2IGrY
2- www.youtube.com/watch?v=3BOWRRVbpq4&feature=related
3 - www.youtube.com/watch?v=88e01-hTMNY&feature=related
4 - www.youtube.com/watch?v=KN59XgVTtEo&feature=related

Revista Galileu - Edição 186 - Jan/07) http://revistagalileu.globo.com/Galileu/0,6993,ECT954009-3029-3,00.html

Aula em Power-Point: A crise do Feudalismo:
www.clubedahistoria.com/admin/download/12512497734a948e6dd64e8.ppt#262,12,A


08/02 - Cap. 2 – Figuras da Modernidade.

* Vide linha do tempo pág. 21

- Antropocêntricos: o universo da Renascença.
- Renascimento (termo): resgate político, econômico, social, cultural e científico Greco-romano (valores).
* Presença do mercantilismo; burguesia, monarquia e papa financiando o Mecenato (obras de escritores, cientistas e artísticas do período).
* Temas artísticos: natureza, homem, cenas bíblicas ou do cotidiano.
* Literatura: sátira de valores feudais. Ex: “Dom Quixote”, de Miguel de Cervantes.
* “Método científico” (compreensão racional do funcionamento do universo e da natureza).
* Cientistas: observação e experimentação (empirismo).
* Geocentrismo (Ptolomeu) X Heliocentrismo (N. Copérnico, G. Galileu).
* Leitura do quadro das pág.s 23 e 24.
* Análises das diferenças das imagens medievais e renascentistas.
-Protestantes: a dissolução da unidade na fé reformista.
* Interferência da Igreja X Monarquias Nacionais (dízimo X tributos).
* Tribunal do Santo Ofício: Excomunhão para os hereges.
* Simonia (comércio de objetos considerados sagrados) -> práticas mercadológicas.
* Desmoralização da Igreja (decadência moral).
- Luteranismo: várias foram os reformadores da Igreja que se levantaram em diferentes épocas, mas só Martinho Lutero, conseguiu efetivar tal proposta.
* monde agostiniano, ex- advogado, achou uma bíblia e viu que nela constava: “O justo viverá pela fé...”. A partir disso protesta contra a prática de comércio da Igreja, da venda de indulgências, afixando 95 teses na porta da Catedral de Witenburg, em 1517, na Alemanha. O papa Leão X o excomunga e o persegue, mas ele se refugia com ajuda de príncipes que “compram suas idéias e propostas”. Ele traduz a bíblia do latim para o alemão e propõe a alfabetização do povo, para que todos pudessem interpretar as escrituras sagradas, de acordo com suas próprias convicções e não aceitar a interpretação dada pelo papa – que era a regra.
- Calvinismo: francês, João Calvino, também, formado em direito, em 1535, com seu grupo de teólogos reformados, vão da França para genebra pregando suas idéias.
* Predestinação: o homem já nasce predestinado, escolhido por Deus ou não.
* Condição financeira: o homem pode usufruir do trabalho. A burguesia simpatiza-se com isso.
* “puritanos” na Inglaterra, “huguenotes” na França, “presbiterianos” na Holanda..., são as denominações calvinistas.
- Anabatistas: revolta camponesa (1523-1525) nos reinos germânicos.
* comunidades excluem-se para viverem de acordo com a boa moral e costumes. Provavelmente deram origem a Igreja Batista.
- Outro protestante Histórico deu origem a Igreja Metodista. Dos históricos, surgem subdivisões (pentecostais), ex: Assembléia de Deus e dessas, Neopentecostais (Internacional da Graça, Universal dop R. de Deus), presentes aqui e no mundo.
- O Anglicanismo: de origem política; objetivo era o confisco de terras da Igreja; rei Henrique VIII, casado com Catarina de Aragão, solicita a anulação do casamento e não é atendido pela Igreja (portanto institui a nova Igreja que consolida-se com sua filha Elizabeth I); mantêm-se os ritos católico romano; etc.
- Contrareforma ou Reforma Católica: ocorre para moralizar a Igreja; restaura-se o Tribunal da Inquisição (1542); instituí-se o “índex Librorum Proibitorum” em 1543 (índice dos livros considerados proibidos para a leitura); Concílio de Trento (reafirma-se os dogmas católicos, ex.: salvação pelas obras, além da fé, culto aos santos, infabilidade papal, purgatório e etc.), fim das indulgências; instituição do celibato; patrocínio do Barroco. No Brasil: missão jesuítica chefiada pelo pare Manuel da Nóbrega, que veio na esquadra de Tomé sde Souza, em 1548. Com o padre José de Anchieta em 1553, ocorre o epsódio da expulsão e masacre aos huguenotes que tentaram estabelecer a “França Antártica” na Baía de Guanabara.

* Dicas de vídeos sobre o Renascimento: www.orkut.com.br/main#CommMsgs?cmm=56540902&tid=5261765723146095237

* Tarefa: relatório do filme Lutero para 22/2 e exercícios da apostila.

22/2 e 01/03 – Correção dos exercícios da apostila e finalização da explicação dos conteúdos. Por ex.: Monarquias Nacionais: a hipertrofia dos poderes do rei (pág. 33 até 39).

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