OBS: estes roteiros dos cap. 1 e 2 não substituem o conteúdo da apostila no estudo para a avaliação, apenas orienta/delimita o estudo. Estes roteiros estão presentes também, no caderno.
OBS: haverá revisão antes da aplicação.
01/02 – Unidade – Europa e América no séc. XIX – Cap. 1 – O embate entre as correntes liberais e os socialismos no séc. XIX.
- Congresso de Viena (1814-1815): tentativa de restauração dos fundamentos do Antigo regime -> não conseguiram silenciar o ideário liberal burguês, disseminado na sociedade européia desde o processo revolucionário inglês do séc. XVII.
* Regime anterior: sociedade dividida em estamentos ou classes sociais: 1º estado (clero); 2º estado (nobreza) e 3º estado (povo).
-Revoluções contra o Congresso de Viena, espalhou-se pela Europa, ex. Revolução do Porto.
- Assume a dinastia dos Boubons (Luiz XVIII), que governa a França em 1815: obedeceu a constituição. Depois em 1815: obedeceu a constituição. Depois assume Carlos X: absolutista e teve que fugir para não ser morto pelo povo insatisfeito com sua administração. Depois, assume Luis Felipe de Orleans: governa com participação de todas as classes.
- Trabalhadores insatisfeitos com suas condições gerada pela Revolução Industrial (prejudicados e sem direitos), começam a reivindicar. Surge o Ludismo e o Cartismo.
- Ludismo: movimento operário pela manutenção do emprego e dos salários.
- Cartismo: movimento operários por reformas eleitorais e sociais a partir de uma “Carta do Povo” (sufrágio universal masculino, voto secreto etc.).
- Doutrinas operários: socialismo e anarquismo (criticam o Sistema Capitalista).
- “Socialismo utópico” (termo criado por Karl Marx) para os que propunham empresas filantrópicas e assistencialistas (patrões, empregadores) e os que idealizavam “comunidades igualitárias”. Ex.: Charles Fourrier e Robert Owen.
- Comunismo: Karl Marx e Friedrich Engels defendiam por meio do “Manifesto Comunista” (“Luta de classes”) -> o trabalhador entenderá que deve lutar para sair do capitalismo (opressão) para o comunismo. A transição de uma para o outro se dá pela “luta de classes” (socialismo).
- Anarquismo: não considera o Estado como ordem e sim que todos governem com acordo. Propõe a luta para a derrubada do governante.
- Catolicismo social: Por meio da “Encíclica Rerum Novarum”, a Igreja propõe a harmonia e a conciliação entre patrões e empregados em prol da dignidade humana.
- “Primavera dos Povos”: período em que se vigorou um conjunto de manifestações sociais (propostas ideológicas).
* Tarefa: exercícios respectivos aos assuntos abordados na apostila.
Aulas em Power-Point:
1) Doutrinas Socialistas: www.clubedahistoria.com/admin/download/12445922794a2ef897e1fc2.ppt#276,4,Slide 4
2) Unificações Tardias:
www.clubedahistoria.com/admin/download/12445911994a2ef45f59545.ppt
Dica de vídeos:
Capitalismo X Socialismo
www.youtube.com/watch?v=hQ-XP3zyWY8
08/02 – Cap. 2 – A inserção da América no cenário econômico mundial: um estudo comparativo entre Estados Unidos e América Latina.
- EUA: da colonização à independência:
- Nos dias atuais, os EUA são o país mais poderoso do planeta. No plano militar, controlam o maior arsenal bélico do mundo.No plano econômico, é a nação mais rica e próspera. No plano cultural, exportam para o mundo a língua inglesa, seu estilo de vida e padrões de consumo, que são difundidos pela música, pelo cinema, etc.
- Por que os EUA são tão poderosos, enquanto a maioria dos países latino-americanos ainda luta contra a miséria e o subdesenvolvimento? Quais as diferenças entre a colonização dos EUA e a dos países colonizados por Espanha e Portugal? O que essas diferenças determinaram na história desses países?
- Conflito Colônia – Metrópole: fugindo de perseguições religiosas e de dificuldades econômicas, protestantes emigraram para o Novo Mundo, na primeira metade do séc. XVII. Suas intenções era a de formar um “novo lar” e explorar as terras dos indígenas, que ofereceram resistência. Os colonos moveram uma luta sistemática contra os índios.
- Nas colônias do norte desenvolveu-se uma produção agrícola baseada na policultura e na pequena e média propriedade fundamentada em mão de obra livre. Nas colônias do centro também, se desenvolveu uma agricultura diversificada, baseada na média e pequena propriedade, destacando-se as culturas de trigo, cevada e centeio, além da criação de bois, cabras e porcos. Nas colônias do sul, desenvolveu-se uma produção agrícola mais voltada para o mercado externo (tabaco e, posteriormente, algodão), baseada em grandes propriedades rurais (“plantations”) e na utilização do trabalho escravo africano. Eram mais dependentes da metrópole e mais conservadores.
- A dominação inglesa na América: O processo de independência das colônias inglesas da América foi desencadeado após a vitória dos ingleses na Guerra dos Sete Anos (1756-1763), na qual Inglaterra e França disputavam a posse de regiões da América do Norte.
- Para recuperar sua economia, abalada devido às despesas militares com a guerra, o governo inglês tomou medidas que ampliaram a dominação sobre suas 13 colônias na América (que depois, independentes, constituíram os EUA).
- Entre as leis restritivas à autonomia colonial, destacam-se: a Lei do açúcar (1764); Lei do Selo (1765); Lei dos Alojamentos (1765); Lei do Chá (1773) e as Leis Intoleráveis (1774).
- Comerciantes, proprietários de terras das colônias do norte, não aceitaram a intensificação da exploração colonial.
- A independência americana foi influenciada pelas idéias iluministas de liberdade, justiça e combate à opressão política, difundidas nas colônias.
- A Guerra da Secessão (1861-1865): disputa entre as colônias do norte (colônias de povoamento) e do sul (colônias de exploração). Vitória das colônias do norte cujo líder era Abran Lincon.
- A União garantiu a consolidação das bases do capitalismo industrial. A derrota sulista contribuiu para o agravamento da política de intolerância racial no país, como surgimento de organizações segregacionistas como a Ku-Klux-Klan.
- A guerra pela independência: em maio de 1775, os cidadãos armados, nomearam George Washington (1732-1799) comandante das tropas americanas. No dia 4/7/1776, tornou-se pública a declaração oficial da independência dos EUA, cujo principal redator foi o político Thomas Jefferson (1743-1826).
- A Constituição dos EUA: em 17/7/1787, foi proclamada a Constituição dos Estados Unidos, que regula as instituições até hoje:
- Tipos de Estado: república federativa presidencialista; cidadania: direitos políticos e civis como a liberdade de expressão, de imprensa, de crença religiosa, etc.; Tripartição dos poderes: PJ, PL e PE (George Washington foi o primeiro presidente dos EUA).
- Doutrina Monroe, do presidente James Monroe: “A América para os americanos” (vide pág. 40/41).
- Expansão territorial (vide pág. 41/42).
- Correção das questões.
* Tarefa: exercícios da apostila.
22/2 e 01/03 – Correção dos exercícios dos cap. 1 e 2 e cont. da explicação dos conteúdos. Ex: Internacionais Socialistas (pág. 24/27); Nacionalismos: autodeterminação dos povos (Unificação da Itália e da Alemanha – pág. 27/29).
* Dicas de filmes:
1- O patriota (EUA, 2000) http://pt.wikipedia.org/wiki/The_Patriot_(filme_de_2000)
2- Tempo de matar (EUA, 1996) www.interfilmes.com/filme_14567_Tempo.de.Matar-(A.Time.to.Kill).html
3 – Um sonho distante ( EUA, 1992) www.interfilmes.com/filme_18821_Um.Sonho.Distante-(Far.And.Away).html
* Dicas de leitura:
1) História dos Estados Unidos – da Colônia à República (Leandro Karnal) - Capítulo 3 - O Novo Mundo Americano
http://www.visionvox.com.br/biblioteca/o/o-novo-mundo-americano.rtf
2) Estados Unidos A formação da Nação (Jaime Pinsky)
http://books.google.com.br/books?id=ENphY3sITjIC&pg=PA37&dq=no+entanto,+nem+s%C3%B3+de+%C3%B3rf%C3%A3os,+mulheres+sem+outro+futuro+e+pobres+constituiu-se+o+fluxo+de+imigrantes&cd=1#v=onepage&q=no%20entanto%2C%20nem%20s%C3%B3%20de%20%C3%B3rf%C3%A3os%2C%20mulheres%20sem%20outro%20futuro%20e%20pobres%20constituiu-se%20o%20fluxo%20de%20imigrantes&f=false
* Aulas em Power-Point:
América no Séc. XIX:
www.clubedahistoria.com/admin/download/121872463348a44319f0bba.pdf
* Dica de vídeos:
1) Navegantes: Guerra da Secessão dos EUA
www.youtube.com/watch?gl=BR&hl=pt&v=hydQLLUzUso&feature=related
2) Independência dos Estados Unidos
www.youtube.com/watch?gl=BR&hl=pt&v=J1qVQ-AlfsU&feature=related
3) História dos Estados Unidos da América
www.youtube.com/watch?gl=BR&hl=pt&v=FM2OhojYFjs&feature=related
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