quarta-feira, 26 de maio de 2010

1º MÉDIO – ROTEIRO DAS AULAS PARA AVALIAÇÃO CONTÍNUA DO 2º TRIMESTRE.

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OBS: Páginas do livro texto: 39 até 59 (capítulo 4 e 5).
OBS: haverá revisão antes da aplicação.
OBS: Não se esqueçam de que para o Simulado do Anglo são importantes a: leitura integral do Livro Texto e a resolução dos exercícios da apostila e da tarefa mínima. Você tem se dedicado a tudo isto?

Cap. 4:
7. Organização Política do Brasil:
- O Poder Executivo:
* Cabe, em cada esfera de poder, a administração da coisa pública, a proposição de novas leis e a aplicação das leis já aprovadas.
* Em nível federal contempla a figura do presidente da República auxiliado pelo seu vice e ministros.
* Em nível estadual contempla a figura do governador auxiliado pelo seu vice e secretários.
* Em nível municipal contempla o prefeito, auxiliado pelo seu vice e secretários.
- O Poder Legislativo:
* Cabe, em cada esfera de poder, a elaboração de leis e fiscalização de ações do Poder Executivo.
* Em nível federal contempla o Congresso Nacional ou Parlamento (Senado e Câmara dos Deputados Federais) que representam a população nacional.
* Em nível estadual contempla a Assembléia Legislativa Estadual com seus deputados estaduais que representam a população do estado.
* Em nível municipal contempla a Câmara Municipal com seus vereadores que representam a população do município.
- O Poder Judiciário:
* exerce o papel de mediador nos conflitos de interesses na sociedade, sendo o responsável pela garantia do respeito aos direitos constitucionais e legais da população.
* Em nível federal e estadual apresenta uma hierarquia que realça o papel do STF, com seus 11 ministros; o STJ, o TST, o STM e o TSE.
11. Os Complexos Regionais:
- Divisão que reconhece três grandes porções bastante diferenciadas uma das outras em seus aspectos naturais, sociais e econômicos. São elas: Complexo Regional da Amazônia, Complexo Regional do Nordeste e Complexo Regional do Centro-Sul.
- Estudar cada na pág. 43 e 44 do L.T.

Cap. 5
1. O que estuda a Geologia?
- A Geologia é a ciência que estuda a crosta terrestre – ou seja – a camada mais superficial do planeta – quanto a sua composição e dinâmica física, analisa ainda as hipóteses sobre a origem do planeta.
- Há duas teorias a respeito da origem do planeta:
1ª) Origem Quente da Terra, ou seja, a de que o nosso planeta se tenha originado de uma quente e extensa esfera gasosa, assim como todos os planetas do Sistema Solar. A esfera gasosa, que lhe deu origem, teria se desprendido do Sol ou teria sido formada de gases dispersos em nuvens que giravam em torno dele.
2ª) Origem Fria da terra, ou seja, nosso planeta e todo o Sistema Solar teria se originado de uma nuvem extensa e fria formada de gases e poeira cósmica.
2. As Camadas da Terra:





3. A Teoria Tectônica das Placas:
- A teoria tectônica das placas afirma que a crosta terrestre subdivide-se em várias placas rígidas que se movimentam.



4. As Eras Geológicas:
- A idade da Terra é de ordem de 4,6 bilhões de anos.
- Estudo para datações:
1ª) No plano da idade relativa, a verificação se realiza pela análise da distribuição das camadas rochosas da crosta, cuja deposição ao longo do tempo geológico ocorreu em ordem cronológica, o que significa dizer que a camada mais antiga da formação é a que funciona como a base de sustentação das demais; e a mais recente, a que se apresenta a céu aberto.
2ª) No plano da idade absoluta, a datação do evento é realizada pela utilização do método radioativo, que consiste na mensuração do processo de desintegração dos isótopos.
5. A Tabela do Tempo Geológico: (ver pág. 49 do L.T.)
6. Noções Básicas de Geologia: os Minerais e a Rochas.
- Os minerais são substâncias de origem inorgânica, compostas por um ou mais elementos químicos. Eles são encontrados naturalmente na crosta terrestre, como regra no estado sólido (as exceções ficam por conta da água e do mercúrio, que e apresentam no estado líquido) e em estado cristalino, ou seja, com as suas partículas elementares (átomos e moléculas) ordenadas, obedecendo a uma= sistema fixo e constante.
- As rochas são agregados naturais de um ou mais minerais, presentes na constituição da crosta terrestre. Segundoo a sua origem, as rochas podem ser classificadas em três grandes grupos: os das ígneas ou magmáticas, o das sedimentares e o das metamórficas (leitura de cada uma; pág. 51).
7. Os minérios e os Combustíveis Fósseis:
- Os minérios correspondem a um mineral ou a uma rocha que apresenta viabilidade econômica de exploração comercial, por conter em sua composição altas concentrações de elementos com valor econômico no mercado. A título de exemplo, podem ser citados, entre os não metálicos, o enxofre, a grafita e o sal comum; e, entre os metálicos, o cobre, o chumbo, o zinco e o mercúrio.
- Combustíveis Fósseis como o petróleo e o carbono mineral, originam-se nas áreas de deposição sedimentar e são responsáveis por grande parte da energia produzida atualmente em todo o mundo.
* Petróleo: formação, origem e sua distribuição (ler pág. 53 e 54 do L.T.);
* Carvão Mineral: igualmente (ler pág. 54 do L.T.)
8. A Dinâmica Interna:
- Os fenômenos de origem tectônica correspondem às forças (ou agentes) que provocam alterações estruturais na camada superficial do planeta, como o levantamento, o abaixamento e o dobramento dos conjuntos rochosos que compõem a crosta terrestre. Segundo as deformações que provocam, essas forças são classificadas como epirogenéticas e orogenéticas.
1ª) Epirogenéticas provocam, de uma forma lenta e generalizada, o levantamento e o abaixamento de grandes extensões da crosta, mas sem causar, com essa ação, a deformação das formas de relevo. São responsáveis, portanto, pela dinâmica ou pelo movimento vertical da crosta terrestre.
2ª) Orogenéticas provocam o dobramento de extensas áreas da crosta, dando origem a cadeias montanhosas na superfície do planeta. São responsáveis, portanto, pela dinâmica ou pelo movimento horizontal da crosta terrestre.
- Os abalos sísmicos, ou terremotos, são tremores de terra que ocorrem na crosta terrestre, de curta duração e naturalmente perceptíveis quando de grande magnitude. Os de pequena magnitudes podem ser detectados pelos aparelhos – os sismógrafos.



- O termo vulcanismo, do ponto de vista geomorfológico designa as conseqüências que a ascensão do material magmático até a superfície da Terra traz para a paisagem da crosta terrestre, como, por exemplo, a determinação de formas particulares do relevo (chamadas de relevo vulcânico) nas áreas onde ocorreu esse fenômenos geológicos produzidos pelos vulcões.



9. A Dinâmica Externa:
- A dinâmica externa corresponde, genericamente, ao processo desenvolvimento pelos agentes erosivos – como a água, o gelo e o vento – na modelagem contínua da superfície do planeta.
- A ação dos agentes erosivos no processo de modelagem da crosta também se realiza de outras formas: pela meteorização (desagregação e decomposição) das rochas; pela ação corrosiva (ou por atrito) sobre as formas de relevo; e pela deposição dos detritos, ou sedimentos, nas suas respectivas áreas de sedimentação.
- Leitura do L.T. pág. 59 e até 61

MATERIAL DE APOIO: TERREMOTOS

Vídeo: Documentário “Terremotos” da Rede TV (Haiti e Chile – 2010)
www.redetv.com.br/Video.aspx?52,15,91779,Jornalismo,RedeTV-News,Terremotos-o-medo-que-assombra-todos-os-continentes

Benefícios do terremoto) www.discoverybrasil.com/web/terremotos/oquesabemos/beneficios/

Interativo) www.discoverybrasil.com/web/terremotos/Interativo/

Terremoto de 6,4 pontos atinge costa do Chile; não há informações sobre danos
http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/internacional/2010/05/03/terremoto-de-64-pontos-atinge-costa-do-chile-nao-ha-informacoes-sobre-danos.jhtm

Terremoto no Chile pode alterar duração dos dias e eixo da Terra, diz NASA
http://www.ie.org.br/site/noticia.php?id_sessao=4&id_noticia=3169

Terremoto de 6,4 graus atinge Taiwan
http://noticias.terra.com.br/mundo/fotos/0,,OI118506-EI294,00-Terremoto+de+graus+atinge+Taiwan.html

Terremoto na Turquia deixa 41 mortos
http://oglobo.globo.com/mundo/mat/2010/03/08/terremoto-na-turquia-deixa-41-mortos-916010731.asp

MATERIAL DE APOIO: VULCÕES/VULCANISMOS

Texto e vídeo: Benefícios da atividade vulcânica)
http://biogeo1.wordpress.com/2008/01/16/beneficios-da-actividade-vulcanica/

Islândia: Erupção de vulcão - Vôos são prejudicados
http://fotos.noticias.bol.uol.com.br/imagensdodia/20100415-erupcao-de-vulcao_album.jhtm?abrefoto=1

Fumaça de vulcão da Islândia causa atrasos em voos transatlânticos
http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u732163.shtml

Nuvem de cinzas do vulcão islandês causa novos cancelamentos de voos na Europa o
Imagem) http://noticias.uol.com.br/album/100517_album.jhtm?abrefoto=9
Texto) http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/internacional/2010/05/17/nuvem-de-cinzas-do-vulcao-islandes-causa-novos-cancelamentos-de-voos-na-europa.jhtm

Vulcões forçam retirada de milhares no Equador e na Guatemala
Texto) http://noticias.uol.com.br/bbc/2010/05/29/vulcoes-forcam-retirada-de-milhares-no-equador-e-na-guatemala.jhtm
Imagens)http://noticias.uol.com.br/album/100529vulcao_album.jhtm#fotoNav=1

Vulcão no Equador registra grande atividade
Imagem) http://noticias.uol.com.br/album/100602_album.jhtm?abrefoto=24
Texto) http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/afp/2010/06/02/vulcao-no-equador-registra-grande-atividade.jhtm

Vulcões podem ter causado mudanças climáticas no passado?
http://noticias.uol.com.br/ultnot/cienciaesaude/ultimas-noticias/2010/06/01/mito-ou-verdade-vulcoes-podem-ter-causado-mudancas-climaticas-no-passado.jhtm

FIM

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