OBS: Páginas do livro texto: 57 até 101 (capítulo 12 e 13).
OBS: haverá revisão antes da aplicação.
OBS: Não se esqueçam de que para o Simulado do Anglo são importantes a: leitura integral do Livro Texto e a resolução dos exercícios da apostila e da tarefa mínima. Você tem se dedicado a tudo isto?
Cap. 12:
7. A Urbanização Moderna:
- nos países desenvolvidos a modernização da agricultura se deu pela mecanização rural que provocou, por usa vez, forte êxodo rural.
- Em muitos países pobres, a agricultura tradicional, assentada no trabalho familiar, continua predominado, ocupando muito mais gente. Exceção devido ao êxodo rural: África Do Sul, Brasil, Colômbia, Iraque, México, Nicarágua, Panamá e Venezuela.
8. Urbanização nos países desenvolvidos:
- praticamente se esgotou (quase ninguém sai + do campo p/ cidades). Motivos: após Seg. G. Mundial ocorre a crescente internacionalização da economia (expansão das transnacionais) e a consolidação da cultura de massa (graças à popularização dos meios de comunicação como cinema, rádio e televisão).
9. A Urbanização nos países subdesenvolvidos:
- ocorre uma forte aceleração desse processo em alguns países subd. nas últimas décadas. Eram considerados rurais até certo tempo. Mas ainda há países subd. cuja maior parte da população vive no campo.
- problemas da rápida urban. Nesses países: falta de estruturas urbanas capazes de absorver esse crescimento rápido da população, o que resulta na falta de rede elétrica, água tratada, coleta de esgotos e de lixo, falta de moradia, etc., gerando caos urbano terrível.
- Chile Argentina: já têm parcela urbana > que rural (causa: rápida industrialização pós Seg. G. Mund.)
10. A Metropolização:
- O termo METRÓPOLE, de origem grega... Utiliza-se o termo hoje para denominar as cidades de grande importância econômica e política, que mantém na relação hierárquica uma posição superior às outras de uma região ou de um país.A noção de hierarquia está relacionada à organização das cidades em redes urbanas.
- Denomina-se METROPOLIZAÇÃO o fenômeno de multiplicação de grandes cidades metropolitanas, que dividem o espaço regional do país, influenciando as cidades hierarquicamente inferiores.
- Metrópoles nacionais: SP e RJ; regionais: Belém, Fortaleza, Recife, Salvador, BH, Manaus, Goiânia, Curitiba e Porto Alegre; centros submetropolitanos: Florianópolis, Cuiabá, Campina Grande, ribeirão Preto, etc.; capitais regionais: Passo Fundo, Ponta Grossa, Bauru, etc.
- A RM de São Paulo, a maior do país, é formada por 39 municípios, que abrangem mais de 8 mil Km2, e tinha quase 20 milhões de habitantes em 2006.
- A INTERIORIZAÇÃO é um reflexo do esgotamento de oportunidades nas grandes metrópoles: inchadas, cheias de problemas, com auto-custo de vida e elevados índices de violência.
- IBGE proporcionou a hirarquização das cidades em cinco níveis e vários subníveis: (veja na pág. 64 do L-T).
11. O Fenômeno da Conurbação:
- O termo CONURBAÇÃO é utilizado especificamente para aglomerações urbanas onde duas ou mais cidades convivem lado a lado, graças ao crescimento horizontal. Nesse caso, a fronteira entre elas geralmente torna-se imperceptível para quem não vive na região.
- MEGALÓPOLES seriam conurbações gigantescas, envolvendo áreas metropolitanas previamente conurbadas com algumas de suas cidades vizinhas.
12. As Megacidades e as Cidades Globais.
- Em 1995, a ONU introduziu o termo MEGACIDADES, para se referir às metrópoles do mundo com mais de 10 milhões de habitantes.
- Conceito de CIDADE GLOBAL surge com a Nova Ordem Internacional (após acelerada globalização): não importa + a quantidade de habitantes que a cidade tenha, o que importa é a capacidade dela de se relacionar com os grandes centros mundiais de poder econômico e político.
13. Problemas Ambientais:
- A conseqüência + direta do crescimento acelerado e desordenado da maior parte das cidades do mundo é o chamado INCHAÇO URBANO, ou seja, um crescimento doentio, que gera uma série de problemas sociais e ambientais, dentre os quais se destacam: falta de moradias e empregos; aumento significativo dos problemas de trânsito e da poluição ambiental; a proliferação de cortiços e favelas; o recrudescimento da violência e dos problemas sociais; a insuficiência de serviços urbanos como coleta de lixo, abertura e pavimentação de ruas e construção de redes de água tratada e coleta de esgotos.
14. Poluição do Ar Urbano:
- ocorre nas áreas de grande cidades alteração da atmosfera relacionadas à composição química e ao seu comportamento físico: elevada emissão de gases poluentes, principalmente de veículos automotores e indústrias químicas e o aumento da emissão de calor para a atmosfera em decorrência do grande nº de veículos de construções e pavimentações de ruas.
- Gases: SO2, NO2, CO e CO2.
- Lista das cidades + poluídas do mundo (pág. 71 do L.T.): a > parte está na China, o que demonstra a falta de controle por parte do governo chinês sobre o meio ambiente. Há uma quase inexistência de cidades de países desenvolvidos na lista -> motivos: exportam indústrias poluentes (p/ países subd.) para fugirem das multas determinadas pela legislação ambiental de seus países.
- Problema dos veículos automotores (carros, ônibus e caminhões) devido à queima de combustíveis fósseis. Poluentes: CO, HC, NO2, SO2 que se misturam aos elementos presentes na atmosfera: NO, O2, sob a ação dos raios solares formam HNO3 e O2. Parte da poluição volta pra Terra devido à gravidade e atinge outras localidades.
- Medidas de combate: filtros especiais nos escapamentos de veículos.
- Poluição do ar está direta ou indiretamente relacionada a vários problemas atmosféricos urbanos como:
1. INVERSÃO TÉRMICA: uma camada de ar quente fica sobre uma de ar frio, invertendo o processo natural. Isso ocorre em dias de inverno com pouca movimentação atmosférica. Algo que facilita a IT é a existência de montanhas que cercam a área urbana, ex: Santiago (Chile), São Paul (Brasil) e Cidade do México (México).
2. CHUVAS ÁCIDAS: fruto da queima do carvão nas fábricas e residências provoca indiretamente esse fenômeno, pois gera ácido sulfúrico. O ácido Nítrico, formado a partir dos óxidos de nitrogênio, também é responsável por elas. O que se acrescentou ao fenômeno foi a emissão provocada pelos escapamentos dos veículos automotores e chaminés de fábricas.
- As chuvas ácidas e o “smog” (palavra composta pelos termos ingleses “smoke”, “fumo” e “fog”, “nevoeiro”) se forma sob certas condições atmosféricas. Associado à temperatura e à umidade do ar, o dióxido de enxofre (SO2) se transforma em trióxido (SO2), formando vapores ácidos muito perigosos. Fenômeno semelhante acontece com o óxido de nitrogênio.
- A chuva normal é levemente ácida (pH entre 5 e 6). São Paulo já chegou a registrar pH 4,5.
- Consequências: provocam corrosão nas estátuas e construções feitas de mármore; desequilibram a química dos lagos, matando ou afugentando diversas espécies de animais e microorganismos; e destroem as florestas, matando suas folhas.
3. ILHAS DE CALOR: o centro das grandes cidades apresenta temperaturas atmosféricas bem + elevadas que sua periferia. Causas: diminuição das áreas verdes e sua substituição por edificações e coberturas de solo como calçamento e asfaltamento de ruas. E tmb: queima de combustíveis fósseis, principalmente derivados de petróleo e carvão.
15. Produção do Lixo; 16. As Enchentes e as Inundações Urbanas, 17 Problemas Sociais Urbanos; 18. Favelas e Cortiços; 19. Desemprego; 20. Menor Abandonado e 21. Mendicância:
- Leia pág. 76 até 87 do L.T.
* Vídeos sobre lixo/sustentabilidade
O primeiro, A HISTÓRIA DAS COISAS, mostra a história dos objetos de consumo, da sua produção ao descarte e revela quem são as verdadeiras vítimas do sistema de produção linear oferecendo alternativas para mudar o paradigma consumista atual.
Parte 1)
O seguinte, um clássico! ILHA DAS FLORES. Para quem ainda não conhece, confira esse premiado documentário sobre meio ambiente e questões sociais.
No terceiro vídeo, destacamos O URSO POLAR E O AQUECIMENTO GLOBAL. Um alerta sobre essa questão fundamental do equilibro do clima do planeta. Ótima animação!
Por último, temos um curta da Ong WWF, sobre meio ambiente e devastação.
Cap. 13:
1. O que é Cultura e Multiculturalidade:
- MULTICULTURALIDADE é considerado uma das bases do processo de democratização. No pós Seg. G. Mund., quando essa preocupação tomou corpo, ela foi colocada na Declaração Universal dos Direitos do Homem, em seus artigos 1] e 2º, onde consta eu “Todos os seres humanos nascem livres em dignidade e em direitos [...] sem distinção alguma, nomeadamente de raça, cor, sexo, língua, religião, opinião política ou outra origem nacional ou social, de nascimento ou qualquer outra situação (...)”.
- MUTLIPLICIDADE é a percepção de que as sociedades são formadas por sujeitos com diferentes culturas, que compõem diferentes segmentos sociais. Essas pessoas no entanto, convivem no mesmo espaço geográfico e transitam durante toda a sua vida por outros grupos, com diferentes culturas.
* pluralismo cultural.
2. O que são Raças e Etnias:
- Distinção de RAÇA e de ETNIAS (termos): 1º refere-se a animais e o 2º aos homens.
- ETNOGÊNESE: grupos étnicos, muitas vezes minúsculos, revelam uma tal hostilidade às populações vizinhas que passam a reivindicar autonomia administrativa, econômica e até mesmo política. Isso pode acarretar a um nacionalismo exagerado e até mesmo separatismo.
3. A Formação Étnica do Brasil:
- A questão dos índios e dos negros (ler pág. 90 até 95 do L.T.).
4. O racismo.
- A questão do “preconceito racial”; “discriminação ou segregação racial” (ler pág. 96 até 100 do L.T.).
5. Xenofobismo e Genocídio:
- XENOFOBISMO é a aversão a pessoas e coisas estranhas e GENOCÍDIO é o assassinato em massa de pessoas (motivado).
- Causas: ler pág. 100 e 101 do L.T.
* Filme Tempo de Matar:
www.interfilmes.com/filme_14567_Tempo.de.Matar-(A.Time.to.Kill).html

OBS: Diferença entre sítio urbano e situação urbana:
- Sítio Urbano: é o lugar da implantação inicial de uma cidade
- Situação urbana: refere-se às condições gerias do meio em que a cidade está inserida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário