domingo, 30 de maio de 2010

1º MÉDIO – ROTEIRO DAS AULAS PARA A 2ª AVALIAÇÃO TRIMESTRAL.

X
OBS: Páginas do livro texto: 62 até 80 (capítulo 6).
OBS: Estudar também o que não caiu na Avaliação Contínua contido no roteiro das aulas anteriores (postado abaixo e também, entregue em sala).
OBS: já houve revisão antes da aplicação.
OBS: Não se esqueçam de que para o Simulado do Anglo são importantes a: leitura integral do Livro Texto e a resolução dos exercícios da apostila e da tarefa mínima. Você tem se dedicado a tudo isto?

Capítulo 6 - Exploração do subsolo
1. A importância da atividade extrativa mineral.
- A atividade extrativa mineral é muito importante para a economia mundial, porque os seus bens finais, os minérios, são usados como matérias-primas para o desenvolvimento de um dos principais setores industriais: o metalúrgico de base, produtor de metais como o alumínio, o cobre, o chumbo e o zinco.
- Os metais são classificados como bens industriais de base porque viabilizam a expansão de várias produções fabris: de bens de produção, como os equipamentos (agrícolas, industriais e de transporte), e de bens de consumo, como os materiais metálicos usados em embalagens de muitos produtos.
- O investimento na atividade extrativa mineral é elevado, pois é indispensável a implantação de custosas obras de infraestrutura nas áreas onde se pretende explorar o minério. Ex: escolas, hospitais, ferrovias etc.
- Classificação utilitária simplificada das substâncias minerais: alguns exemplos (Vide quadro pág. 62 do L.T.)

2. O minério de ferro e a produção do aço.
- O minério de ferro, do ponto de vista econômico, é o mais importante dos recursos minerais encontrados na crosta terrestre, porque é utilizado como insumo natural básico na siderurgia, setor industrial responsável pela produção da liga metálica mais usada pela humanidade: o aço.

3. Os minérios de manganês, níquel e cromo e a produção de aços especiais
- Fazer leitura da pág. 64 do L.T.

4. O minério de alumínio e a produção do alumínio metálico.
- O minério de alumínio mais importante na crosta terrestre é a bauxita, que contém em sua composição química o óxido de alumínio (Al2O3), genericamente denominado alumina, que funciona como a mais importante matéria-prima para a produção do alumínio metálico.
- O uso desse metal só é superado pelo ferro, na forma de aço. Seu processo de produção compreende três fases: (leia pág. 64 e 65 do L.T.)

5. O Ouro, a Prata e o Diamante.
- O ouro, que ocorre na crosta terrestre na forma nativa, é considerado o mais nobre dos metais, pois serve de matéria-prima na produção de objetos valiosos (jóias, por ex.) e como reserva de valor no mercado financeiro internacional.
- Entre os maiores produtores mundiais desse valioso metal estão África do Sul, Estados Unidos, Austrália, China, Rússia e Canadá.
- A prata por ser um metal muito brilhante e resistente à oxidação, é utilizada como matéria-prima na produção de vários produtos, como utensílios domésticos, jóias, medalhas, espelhos, materiais elétricos e fotográficos. Embora seja encontrado na natureza em estado nativo, sua maior ocorrência na crosta terrestre se verifica no minério argentino (Ag2S). Os maiores produtores são México, Estados Unidos e Peru, que, em conjunto, são responsáveis por mais de 40% da produção mundial de prata.
- O diamante é uma pedra preciosa, composta de carbono puro na forma cristalizada, usada na produção de jóias, por ser, como o ouro, símbolo de ostentação e riqueza. Também é empregado em algumas produções industriais, como nas de ferramentas de gume, pois tem elevado grau de dureza e de precisão de corte. Entre os seus maiores produtores mundiais estão a África do Sul (para a produção de joias) e o Zaire (para a produções industriais).

6. Exportadores e importadores de minérios.
- Dentre os países importadores de minérios, destacam-se as potências industriais do mundo desenvolvido que não dispõem de grandes jazidas minerais em seus territórios: Japão, Reino Unido, Alemanha, França e Itália.
- Entre os exportadores de minérios, encontram-se os países desenvolvidos que possuem reservas minerais suficientes para atender às necessidades de seu poderoso parque industrial (caso da Austrália e do Canadá), e depois disso ainda apresentam excedentes de produção para exportação; e os países subdesenvolvidos que possuem expressivas jazidas de minérios em seus territórios, mas dispõem de parques industriais relativamente frágeis.

7. A exploração mineral e a questão ambiental.
- A atividade extrativa mineral – industrial ou de garimpo – provoca sérios problemas ambientais.
- obtenção de minérios exige a extração de toneladas de rocha do subsolo, causando cicatrizes irreversíveis nas regiões onde ela está sendo desenvolvida..
- Esse quadro se agrava com o assoreamento (aumento da deposição de sedimentos – detritos – no fundo do rio). Os rios se tornam mais rasos e, portanto, as regiões por eles drenadas ficam sujeitas a inundações. Sem contar com a intoxicação da águas com produtos químicos como o mercúrio, nos garimpos de ouro.
- Para minimizar o impacto negativo do garimpo do ouro no meio ambiente, é necessário que a sociedade adote, cada vez mais, novas e globais estratégias de desenvolvimento, marcadas pela busca do desenvolvimento sustentável, no qual se procura atender às necessidades econômicas, sem pôr em risco a sobrevivência das gerações futuras.

8. A importância da reciclagem dos produtos industriais como medida de preservação.
9. Minério de ferro e de manganês no Brasil.
10. A produção do minério de alumínio no Brasil.
11. As fontes energéticas:
- Os combustíveis fósseis – ou seja, o petróleo, o gás natural e o carvão mineral juntos – representam 66% do total da energia primária utilizada no mundo.

12. Produção e consumo do carvão mineral no mundo.
13. A importância do petróleo no século XX.
14. Produção e consumo do petróleo no mundo.
15. produção e Consumo do gás natural no mundo
- O gás natural é um combustível fóssil encontrado no subsolo da crosta, associado ao petróleo, sendo constituído predominantemente de gás metano.

16. O uso dos combustíveis fósseis e o efeito estufa.
- O efeito estufa consiste no gradativo aquecimento da camada atmosférica junto à superfície do planeta, em razão da crescente liberação de dióxido de carbono (CO2), especialmente pela queima de combustíveis fósseis. Por ser um dos gases de maior capacidade de retenção de calor presentes na atmosfera, o CO2 impede que a radiação proveniente da superfície do planeta se dissipe naturalmente nessa camada.

17. Produção e consumo de energia no Brasil.
18. Produção e consumo de carvão mineral.
19. A evolução da atividade petrolífera brasileira no pós-guerra.
20. Produção e consumo do petróleo.
21. Produção e consumo de gás natural..

- Ler pág. 67 até 80 do L. T.

OBS; não se esqueça, agora, de estudar também o que não caiu na Avaliação Contínua contido no roteiro das aulas anteriores (postado abaixo e também, entregue em sala).

X

Nenhum comentário:

Postar um comentário